IaaS, PaaS e SaaS
3 tipos de serviço em nuvem para atender necessidades específicas
Quando falamos em Cloud Computing, muitos pensam num espaço de armazenamento de arquivos que pode ser acessado de qualquer lugar. Mas, na realidade, esse conceito é muito mais amplo, uma vez que nem toda nuvem é igual.
Existem diversos tipos de serviço, que têm como objetivo solucionar diferentes necessidades do usuário e, ao invés de pagar por licenciamentos, configuração da máquina local ou servidor, paga-se por volume de utilização.
Três tipos de serviços
IaaS – Infraestrutura como Serviço
IaaS é um modelo de serviço em nuvem que virtualiza a infraestrutura computacional, servidores, rede, armazenamento e até mesmo sistemas operacionais. Este modelo de serviço é o mais popular para as empresas que buscam autonomia na configuração e no gerenciamento de suas aplicações.
O IaaS pode utilizar a nuvem pública, privada ou híbrida, e apresenta um modelo on-demand, que permite pagar apenas pelo que for usado. Pela sua escalabilidade, é ideal para lojas virtuais, que possuem picos de demanda em datas comemorativas como o Dia das Mães, Black Friday e o Natal.
PaaS – Plataforma como Serviço
PaaS é um modelo de serviço em nuvem que fornece ambientes de desenvolvimento para que o desenvolvedor não se preocupe com a infraestrutura que será utilizada, nem com as instalações dos ambientes necessários.
Nesse modelo, os usuários não gerenciam a infraestrutura da nuvem, apenas têm o controle das aplicações implementadas. É contratado um ambiente no qual o time de desenvolvimento possui à sua disposição uma infraestrutura completa, sem que sejam feitos investimentos custosos. Essa modalidade de serviço em cloud é voltada para empresas que visam desenvolver, testar e implementar aplicações de forma mais barata.
SAAS – Software Como Serviço
SaaS é um modelo de serviço em nuvem no qual os usuários só têm acesso a sistemas de software com propósitos específicos, acessados por um navegador. Nesse modelo, não se tem controle de nenhum serviço ou sistema, simplesmente utiliza-se o serviço ou aplicação disponível. Por exemplo, o seu e-mail de Gmail ou Hotmail, ou o OneDrive, da Microsoft, são serviços disponíveis para os usuários finais os quais não se preocupam com nenhuma configuração, licenciamento ou administração, simplesmente utilizam. É um serviço recomendado para todos os tipos de empresa.