Hybrid CloudComputing


A mais flexível das nuvens, para processos mais inteligentes

A tecnologia de Cloud Computing fornece acesso aos recursos virtuais de forma ilimitada, apresenta baixo custo, disponibilidade, elasticidade, flexibilidade e tem como ponto forte a resiliência. Permite o rápido provisionamento e a alocação de recursos computacionais sob demanda. E pode ser adaptada a vários processos corporativos, gerando mais competitividade e mobilidade para o negócio. Entre os tipos de nuvem existentes, a Cloud Híbrida é um dos modelos mais flexíveis.

A Hybrid Cloud combina as melhores características dos seus modelos de implantação em um mesmo ambiente: uma conexão de infraestrutura da nuvem pública, onde o cliente não precisa se preocupar com processos de manutenção, atualização de sistemas e controles de segurança, e recursos de nuvem privada, que traz consigo um ambiente de trabalho mais privado, personalizado, e mais seguro com portabilidade e agilidade nos processos.

Quais problemas resolve?


A Cloud Híbrida possibilita criar processos mais inteligentes, conforme as necessidades de cada setor. A empresa conseguirá otimizar rotinas e dar mais qualidade para os serviços prestados.

Otimização de faturamento

Uma das maiores preocupações dos executivos numa empresa com a nuvem é o gerenciamento de custos, e a nuvem híbrida oferece uma solução ganha-ganha para todos. Com o híbrido, você pode decidir se deseja modelar seu negócio em um modelo OPEX ou CAPEX, dando-lhe a capacidade de responder às necessidades de seu negócio conforme achar adequado.

Mais flexibilidade e cargas de trabalho otimizadas  

Um ambiente híbrido é projetado para maximizar a eficiência e ainda permitir a escalabilidade. Nem todas as cargas de trabalho são criadas iguais. Para algumas, a melhor opção é usar um provedor de nuvem pública, como desenvolvimento de aplicativos, processos de backend ou aplicativos que exigem picos de computação e/ou capacidade de armazenamento. Para outras, que exigem mais segurança e baixa latência, como aplicativos de negociação em tempo real ou registros de saúde de um paciente, o mais adequado é a nuvem privada ou virtual privada. Uma solução híbrida permite que você escolha onde colocar seus aplicativos, onde eles serão executados melhor, dando-lhe muito mais flexibilidade do que antes.

Estabilidade e disponibilidade

O tempo de inatividade pode acontecer em algum momento. Mas, ao executar aplicativos dentro e fora da rede da empresa, você pode se proteger melhor contra uma interrupção, seja ela na nuvem pública ou em sua própria rede.

Principais desafios


Problemas de compliance

Os problemas de compliance são um dos motivos mais comuns pelos quais as empresas escolhem um modelo híbrido, com regulamentações governamentais ou industriais em constante mudança, exigindo que certos tipos de aplicativos ou dados sejam armazenados de maneiras específicas.

As empresas que procuram armazenar dados e aplicativos que são confidenciais ou estão sob controle regulatório devem ter a certeza de que seu provedor de serviços tem as certificações necessárias para cumprir as exigências das agências governamentais e as políticas que regem essas informações.

A conformidade técnica também é necessária. Com uma solução em nuvem, sua empresa será responsável por garantir que a configuração do software funcione corretamente com os sistemas locais e que seu site seja seguro.

Complexidade da migração

Com qualquer migração, você precisa ter a certeza de que os aplicativos que você usa podem operar dentro da estrutura tradicional e num ambiente de nuvem. Isso significa testar os aplicativos em ambos os ambientes ou usar uma estrutura com adaptadores que permite a implementação em ambos.

Compatibilidade

Muitas empresas podem acabar com uma combinação de soluções de nuvem pública, privada e híbrida. Com várias plataformas de infraestrutura, aumentam as possibilidades de incompatibilidade de ferramentas e processos. As empresas precisam determinar se as ferramentas existentes serão suficientes ou se as equipes precisam adquirir e aprender novas ferramentas para garantir a compatibilidade.

Segurança

Os dados que se movem e são acessados em várias plataformas aumentam o risco para a organização. As políticas de segurança precisam ser revisadas, avaliações de risco feitas e soluções implantadas para abordar as vulnerabilidades potenciais em ambos os pontos de acesso existentes e todos os novos pontos de integração em um ambiente híbrido.

Hybrid Cloud é tendência entre as empresas. Precisa de ajuda para viabilizar na sua também? Fale conosco!