Análise Descritiva / BI
Buscar padrões nos dados gera melhorias e produtividade
Como o nome indica, análise descritiva consiste em descrever as principais tendências nos dados existentes, oferecendo uma compreensão em tempo real dos acontecimentos. É a mineração de dados a base da cadeia de dados (Data Lake, Big Data entre outros). Trata-se de uma etapa mais simples do Business Analytics é a fase inicial do estudo e da análise das informações.
O Business Analytics pode criar indicadores de desempenho (KPI), detectar padrões, explorar o comportamento dos dados, acompanhar o cenário atual, rastrear a evolução e correlacionar dados de forma visual, para facilitar as análises do dia a dia e trazer informações precisas sobre as atividades da empresa. Resumidamente podemos dizer que análise descritiva tem como foco a compreensão por trás de um ou mais fenômeno que se repetem, ou seja, se existem tendências ou padrões que possam ser mapeados.
Antigamente, essas ferramentas necessitavam que os dados já estivessem em um nível avançado de maturidade, mas hoje as ferramentas de Analytics já conseguem realizar o que é chamado de self-service. Ou seja, o analista de negócio consegue conectar a solução em um arquivo de dados, e extrair as informações necessárias, conectar e juntar várias fontes de dados diferentes e gerar insights em tempo real. Tudo isso sem a necessidade de ajuda da TI, tornando as áreas de negócios muito mais dinâmicas e independentes.
Sem Erros
A análise descritiva soluciona o problema de encontrar padrões nos dados que ainda não foram reconhecidos, entender o que aconteceu e fazer com que a empresa consiga novas formas de melhorar sua produtividade. Também podem apontar erros que não foram identificados pelos gestores responsáveis.
Por exemplo, a empresa consegue identificar a sazonalidade na venda de determinado produto e fazer uma campanha direcionada para incrementar as vendas. Outro exemplo muito utilizado é a aplicação de Analytics para acompanhar as metas e objetivos planejados, desde o nível estratégico (definido pela diretoria), passando pelo tático (definido pelos gestores e gerentes de áreas) e chegando ao operacional (onde a granularidade dos dados é importante para o entendimento da performance).
Benefícios
Com a análise descritiva, empresas de todos os segmentos são beneficiadas, pois a solução ajuda a entender e melhorar o processo de venda. Também permite construir uma análise olhando para dentro da empresa, para entender os padrões ocultos dos processos internos, identificar gargalos e pontos que podem ser melhorados, medir a qualidade de um serviço ou tarefa, ajudando assim a diminuir os riscos e custos com a operação.
Trata-se de uma solução fundamental para que empresas atuem no mercado competitivo de hoje e para que, com relatórios detalhados em mãos, os analistas consigam tomar as melhores decisões, baseadas nos dados históricos da empresa.