O termo “squad de serviço” vem sendo cada vez mais utilizado no universo corporativo nos últimos tempos. Um dos motivos é o aumento das necessidades com as quais as empresas vêm sofrendo, como a de mão de obra técnica altamente capacitada.

Suprir essa falta de agentes capacitados é, realmente, um desafio para as empresas modernas. Se você tem esses problemas e precisa saber como pode começar a resolvê-los, saiba que este material tem tudo para ajudar você.

A montagem de uma equipe squad de uma companhia é um processo complexo, que envolve muito conhecimento da área em que será aplicada. Por isso, no artigo você confere os detalhes sobre o que é esse modelo de serviços, quais as vantagens e como montar a sua equipe. Tenha uma boa leitura!

O que é squad de serviços no gerenciamento de elementos da TI?

Explicando de maneira bem resumida, squads são equipes de TI que gerenciam um conjunto específico de tecnologias e serviços para uma empresa. Eles podem ser responsáveis por tarefas como, o gerenciamento de redes, sistemas operacionais, bancos de dados ou aplicativos. 

Os squads estão usualmente envolvidas no suporte técnico e na solução de problemas relacionados às suas áreas de especialidade. Esse serviço também pode ser encontrado como Agile Squads ou, ainda, Squads as a Service.

Os squads de TI estão sendo cada vez mais importantes para as empresas modernas. Muito disso se devendo à garantia de que as tecnologias essenciais sejam gerenciadas e mantidas de forma adequada e otimizada.

Elas também podem fornecer suporte valioso nos mais diversos setores para os colaboradores de sua empresa, ajudando a resolver problemas relacionados às tecnologias utilizadas por sua companhia.

Como esse modelo de prestação de serviços funciona?

Os squads de TI são geralmente formadas por profissionais especializados em diferentes áreas de tecnologia. Cada membro de uma squad pode ter sua própria especialidade e trabalhar em estreita colaboração com os outros para garantir que as tecnologias usadas para cumprir suas tarefas sejam adequadamente gerenciadas. 

Elas também são capazes de fornecer suporte técnico para várias empresas em simultâneo, já que o caráter de especialidade é bastante reforçado nesse modelo de prestação de serviços. Você terá a certeza de que o profissional que está atuando ali é altamente capacitado naquela tecnologia específica.

Qual a diferença entre squad de serviço e outsourcing de TI?

Squads de serviço são equipes internas de TI que gerenciam um conjunto específico de tecnologias e serviços. É uma equipe totalmente bem preparada para trabalhar apenas com aquela área que seu projeto de tecnologia precisa de mais atenção, independentemente do motivo.

Já as empresas de outsourcing de TI (contratação de colaboradores diretamente de parcerias externas prestadoras de serviços na área), os agentes são contratadas para fornecer suporte técnico e soluções para problemas relacionados às tecnologias da empresa de maneira geral.

Quando optar pela solução de squad de serviço

É bom entendermos que os squads de serviços gerenciados de TI são uma ótima opção para as empresas que desejam ajuda para otimizar o gerenciamento e a manutenção de algumas de suas tecnologias.

Elas também podem ser úteis para as empresas que enfrentam problemas relacionados ã baixa produtividade de seus projetos ou setores e precisam de um suporte técnico ainda mais especializado que se tem à disposição.

Quais os benefícios da solução?

Já podemos observar, ao longo do que exploramos até agora, que não são poucas as vantagens que a contratação de um squad para aqueles que mais precisam de agilidade e eficiência em muitos dos processos envolvidos no dia a dia das empresas. Entre os principais benefícios dos squads de TI, podemos apontar algumas, como você poderá conferir adiante. 

Promoção de um ambiente de inovação

Um squad especializado pode fornecer não apenas um suporte técnico altamente capacitado para as tecnologias da empresa, mas, também, insights valiosíssimos para que seus gestores possam avaliar com mais clareza quais as melhores inovações e modelos que podem ser mais bem implementados nos sistemas de sua companhia.

Garantia de que as tecnologias estão sendo usadas corretamente

Os squads podem ajudar a garantir que as tecnologias essenciais sejam adequadamente gerenciadas e mantidas. O fato de esse serviço ser altamente especializado, você minimiza bastante os riscos de algo dar errado e acabar gerando prejuízos.

Otimização de seus processos internos 

Quando bem implementadas, os squads também podem resolver problemas relacionados às tecnologias específicas da empresa. É possível preparar um squad que analise quais os pontos mais precisam ser otimizados em determinado sistema e organizar as tarefas para que as atualizações mais críticas sejam implementadas antes.

Como montar um squad?

Para montar um squad de TI, é preciso escolher as pessoas certas para as posições-chave e garantir que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa. Principalmente nos quesitos que abrangem a capacitação técnica do agente. Isso é importantíssimo, pois as tarefas que serão demandadas certamente exigirão que essa perícia seja aplicada.

Também é importante estabelecer processos e procedimentos claros para que o squad possa trabalhar de forma eficiente. Feito isso, o squad poderá começar a gerenciar as tecnologias da empresa e fornecer suporte técnico valioso para os colaboradores e gestores.

Outra coisa importante de se notar, quando estiver planejando seu squad perfeito, é a importância de investigar e ter um bom conhecimento sobre as tecnologias que serão gerenciadas pelo grupo. É necessário também escolher pessoas que sejam habilidosas em resolver problemas de softskill (pensamento crítico de uma situação e proatividade, por exemplo).

Quais os diferenciais do esquadrão de especialistas da Scala?

Os melhores squads de TI são compostos por especialistas em suas áreas de atuação. Possuem um vasto conhecimento técnico e podem fornecer orientação valiosa para as empresas.

Em suma, é bom saber que os melhores squads estão sempre dispostos a aprender novas tecnologias e têm um histórico comprovado de soluções bem-sucedidas para os problemas enfrentados pelos clientes. Na Scala, nossos colaboradores param por treinamentos regulares com as maiores empresas de tecnologia do mundo, para garantir, sempre, a melhor entrega de nosso trabalho!

É bom saber que um squad de serviço pode ajudar muito as empresas modernas por meio de uma assistência qualificada aplicada nas melhorias dos processos internos de sua organização.

Quer saber mais sobre o tema? Entre agora mesmo em contato com os especialistas da Scala e saiba o que temos preparado para sua empresa!