A observabilidade de sistemas é um dos aspectos mais importantes para garantir a qualidade e consistência das suas operações, pois é uma prática fundamental para a análise da performance em tempo real das suas aplicações. Por isso, elaboramos este material exclusivo para falar sobre o software Dynatrace

Aqui, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o tema, entendendo o que é a observabilidade, como esse conceito se diferencia do monitoramento, quais os diferenciais do Dynatrace e, por último e também importante, quais as melhores dicas para implementar esse software na sua operação. Acompanhe!

O que é observabilidade de sistemas?

Logo de início, devemos fazer uma distinção entre monitoramento e observabilidade. O objetivo de uma plataforma de monitoramento é identificar problemas na produção e, quando possível, entender o que está gerando essa ocorrência. Além disso, uma boa plataforma também permite observar tendências e, assim, antecipar uma solução para evitar novas situações. 

Por essa razão, o monitoramento é um aspecto muito importante para quem depende da confiabilidade e estabilidade de seus sistemas. No entanto, o monitoramento tem um problema um pouco grave: para que o monitoramento funcione da maneira esperada, é preciso saber o que monitorar, pois apenas assim é possível ajustar soluções para “vigiar” essas métricas. 

Já a observabilidade é a evolução técnica desse mesmo conceito. Com essa abordagem, você tem uma visão panorâmica do sistema, monitorando não apenas um conjunto das métricas corretas, mas também avaliando a correlação entre os problemas, as causas e seus efeitos — entendendo, com agilidade e precisão, o que está ocorrendo com o sistema em questão.

Entre outras coisas, uma boa solução de observabilidade faz com que as suas equipes enxerguem os problemas com muito mais velocidade e, consequentemente, apliquem a solução adequada de maneira segura e eficiente, reduzindo o tempo de ociosidade do sistema e elevando a disponibilidade e confiabilidade da sua operação. 

Quais os diferenciais do software Dynatrace?

Agora que você tem uma boa noção do que é a observabilidade e como ela qualifica o monitoramento dos seus sistemas, é momento de conhecer os principais diferenciais e benefícios do Dynatrace, que é uma solução criada para entregar tudo o que você precisa para garantir a qualidade da experiência dos usuários e a disponibilidade da sua operação — confira!

Inovação

De nada adianta investir em cultura, recrutamento e transformação digital se as ferramentas utilizadas são da geração passada. Com o Dynatrace, o seu time trabalha com o que há de mais sofisticado em observabilidade, com funcionalidades capazes de reduzir o tempo de desenvolvimento, a interpretação dos problemas e o despacho das novas soluções ao mercado. 

Rapidez

O TTM (Time to Market) é uma métrica determinante para a competitividade de uma empresa, solução ou aplicativo no ambiente digital. “Shipar” novas funcionalidades é uma das formas mais eficientes de garantir a relevância no mercado, e para fazer isso de maneira consistente, rápida e segura é fundamental contar com uma boa ferramenta de observabilidade. 

Proatividade

Um dos maiores diferenciais do Dynatrace é o seu caráter proativo. Isso significa que a identificação dos problemas é acompanhada por uma análise completa do fato gerador desse problema, o que chamamos de causa raiz. Essa análise é feita de maneira imediata, garantindo que a sua equipe esteja ciente, informada e pronta para resolução em questão de segundos.

Otimização

A UX (User Experience) é uma das áreas mais críticas para o sucesso de uma solução no mercado. Com o Dynatrace, a sua equipe tem tudo o que precisa para monitorar todo tipo de ocorrência, identificando os eventos com uma velocidade extrema, aplicando soluções quase que instantaneamente, reduzindo o atrito aos usuários e qualificando a experiência do consumidor. 

Desempenho

Para empresas e operações de grande porte, fatores como disponibilidade, consistência e confiabilidade são cruciais, tanto para a produtividade quanto para a competitividade no mercado. Com o Dynatrace, o seu time está equipado para entregar aplicações de alto desempenho ao mesmo tempo que reduz custos, melhora os serviços e eleva a agilidade. 

Visibilidade

O monitoramento segue sendo o importante. O grande diferencial do Dynatrace é trazer esse aspecto para a era da observabilidade, com tecnologias mais sofisticadas, compreensivas e eficientes para esse trabalho, tais como PurePath, Smartscape e Davis — efetivamente, entregando a única experiência full stack de observabilidade no mercado. 

Segurança

Inovação sem segurança é risco. Com o Dynatrace, você acessa o que há de melhor em observabilidade, sem abrir mão da consistência e confiabilidade de um provedor de tecnologia referencial no mercado. Isso garante que você tenha a melhor experiência operacional possível, repleta de orientação, suporte e disponibilidade.

Quais as boas práticas na implementação do software Dynatrace?

Como pôde ver ao longo do artigo, o Dynatrace é uma solução eficiente, técnica e sofisticada. Por isso, a contratação e implementação do software deve ser feita por uma equipe competente e familiarizada com as particularidades dessa ferramenta — ou seja, um time que seja capaz de ajustar essa plataforma para atender as expectativas da sua gestão. 

Por isso, a melhor dica prática para a implementação do Dynatrace é fazer isso com uma consultoria especializada não apenas em TI, mas no próprio software em questão. É com isso em mente que convidamos você a conhecer a Scala — uma empresa com mais de três décadas de atuação no mercado e que hoje faz parte do Grupo Stefanini

Como se não bastasse o histórico de excelência, reputação e confiabilidade no mercado, também vale notar que a Scala é uma empresa parceira da Dynatrace. Isso significa que, conosco, você acessa o que há de melhor em orientação, suporte e implementação para essa ferramenta, de modo a entregar tudo o que você espera dessa contratação. 

Como pôde ver, a observabilidade é o futuro do monitoramento de sistemas. Atualmente, o conceito já é amplamente adotado pelos titãs do mundo tecnológico, que estão sempre na vanguarda da inovação. Com o Dynatrace, você eleva a competitividade do seu trabalho no mercado, acessando tecnologias fundamentais para a velocidade e consistência da sua operação. 

Agora que você já conhece os benefícios do software Dynatrace, aproveite o momento para contratar essa ferramenta com quem mais entende de sua implementação. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato.