Uma empresa que não implementou uma plataforma Analytics na sua rotina deixará de aproveitar de um grande número de vantagens que contribuem para o crescimento da sua empresa. Essa tecnologia já se tornou padrão na rotina corporativa, sendo utilizada por administradores de organizações de variados ramos e portes.

Na prática, os gestores adotam uma tecnologia que aplica a análise de dados (Data Analytics) no campo prático. Porém, para garantir que o negócio aproveite das vantagens, é importante ler este conteúdo para conhecer exatamente o que é o Analytics, suas funções, como ele traz maior eficiência para os procedimentos corporativos, como fazer a escolha correta e os diferenciais do Scala Analytics!

O que é uma plataforma de Analytics?

Entenda que Analytics significa “análise” em português se trata de um campo de estudo que usa a estatística, matemática e outros campos para encontrar padrões de dados em estratégias. Uma plataforma de Analytics é uma tecnologia que tem como objetivo principal coletar informações relevantes ao negócio, estuda os dados e gera insights que serão úteis aos gestores.

Os dados coletados podem ser obtidos de métricas, pesquisas, feedbacks, entre outras fontes. Além disso, as operações de análise podem ser aplicadas em diferentes áreas da empresa, como na contabilidade, marketing, Recursos Humanos (RH), administração, entre outros.

Quais as funções?

De forma geral, há vários tipos de análises que realizadas pelas soluções de Analytics auxiliam na construção de uma jornada de dados com eficiência, precisão e praticidade para a empresa. Entenda quais são eles e suas respectivas funções:

  • descritiva: essa é uma atividade que sumariza os dados coletados pela solução. Seu objetivo é fazer com que os gestores vejam o que acontece na empresa em tempo real;
  • prescritiva: considerada a mais complexa, ela verifica as consequências das ações tomadas pela empresa;
  • preditiva: usa o Machine Learning e algoritmos para categorizar os dados, antecipar acontecimentos no mercado e fazer projeções para organizações.

Como traz eficiência para os processos empresariais?

Com a plataforma de Analytics você observará impactantes ganhos nos processos empresariais. Isso acontece porque os gestores terão uma visão mais ampla da empresa e tomarão decisões mais vantajosas de forma mais rápida.

Por exemplo, com a análise prescritiva você poderá verificar a eficiência dos procedimentos da empresa, identificar problemas e aplicar as correções necessárias, diminuindo custos e desperdícios — tanto de recursos como de tempo. Outro exemplo é a análise preditiva que você pode antecipar situações e se adaptar aos eventos futuros.

Apenas compilar os números não basta, é relevante atentar para algumas questões que você deve ter em mente ao analisar os dados apresentados pela plataforma.

Um dos cuidados necessários é conhecer muito bem sua empresa, assim você conseguirá entender como os dados transcrevem os acontecimentos reais na rotina da empresa. Outro cuidado é alinhar os líderes para um mesmo objetivo, que será aumento da eficiência corporativa, assim, eles utilizarão os dados em busca de resultados

Quais os seus benefícios?

A empresa aproveitará de muitos benefícios quando implementar uma plataforma de Analytics. Esses ganhos serão um grande diferencial para alavancar seu desenvolvimento. Nos tópicos seguintes, trouxemos alguns exemplos deles.

Torna o processo de tomada de decisão mais acertado

Data Analytics é uma ferramenta útil para descobrir lacunas, gerar insights e identificar oportunidades de mercado. Os gestores não tomarão mais decisões com base em suposições ou intuições, mas sim a partir de relatórios que usam dados concretos, reais e imparciais, o que significa que os relatórios serão mais transparentes.

Atua em diferentes contextos

Uma plataforma de Data Analytics tem várias finalidades e podem ser aplicadas em um grande número de contextos, como:

  • encontrar oportunidades de negócio, seja para encontrar melhores fornecedores ou atender novos públicos;
  • prever cenários futuros, identificando quais eventos são prováveis de ocorrerem;
  • traçar novos objetivos que poderão dar um novo rumo para o futuro do negócio;
  • conhecer o comportamento dos usuários, do público e dos clientes.

Traz mais segurança de dados

A análise de dados pode ser usada para encontrar falhas e vulnerabilidades da segurança da informação. Ao corrigi-las, você consegue minimizar as chances do sucesso de ciberataques, evitando que dados sejam roubados, vazados, perdidos, editados ou acessados por pessoas não autorizadas.

Potencializa a definição das estratégias

Seus planejamentos se tornarão mais completos e você conseguirá implantar uma cultura data driven, já que todas as informações que serão usadas para criá-lo serão reais. No entanto, uma boa plataforma também gera relatórios, gráficos e insights em tempo real, o que significa que você pode verificar se os resultados serão alcançados.

Como escolher a plataforma de Analytics ideal?

Há diversas plataformas de Analytics disponíveis no mercado, cada uma tem suas próprias características e nem todas poderão atender suas demandas, o que torna fundamental que você analise determinadas qualidades para ter a certeza de que você está adotando a ideal para sua empresa.

Também é necessário fazer algumas análises em relação ao fornecedor da tecnologia, assim, você saberá que está firmando uma parceria com uma empresa que preza pelo desenvolvimento da sua empresa.

Entre os principais critérios que devem ser considerados estão:

  • personalização: os projetos devem seguir um padrão, mas serem desenvolvidos e orientados para as necessidades específicas do seu negócio;
  • atendimento: entre em contato com a empresa que será contratada e para testar a qualidade do atendimento, o contato deve ser rápido, cordial e o atendente deve buscar solucionar as dúvidas no primeiro contato;
  • robustez da tecnologia: é importante que a tecnologia seja ampla, tenha diferentes módulos e funcionalidades;
  • experiência do parceiro: uma empresa com anos de mercado mostra que ela consegue agradar seus clientes a longo prazo;
  • especialidade: prefira um parceiro especialista em Analytics, bem como tecnologias de processos, integração e cloud.

Quais os diferenciais da Scala Analytics Platform?

A Scala é uma empresa com 32 anos de expertise no mercado que se destaca em todos os critérios listados anteriormente. Com o objetivo de maximizar os resultados de seus clientes, ela oferece a Scala Analytics Platform, que traz vários módulos que garantem alta performance, eficiência na estruturação de dados e o melhor custo-benefício. Confira-os:

  • Data Scraper: envolve diversos recursos, como monitoramento de preços de concorrentes, comparação de preços do mercado, acompanhamento de taxas e pagamentos, informações dos aplicativos, sites e mais;
  • Data Ingestion: diferentes formas que dados são coletados e manipulados para uso ou armazenamento;
  • Data Quality: mensura quão bem um conjunto de dados é adequado para servir um propósito específico, sendo usados critérios como integridade, consistência, pontualidade, precisão, validade, entre outros;
  • Data Store: é a forma que os dados são guardados, fazendo com que eles sejam acessados com velocidade e facilidade;
  • Reports: são relatórios, métricas, conclusões, análises e recomendações úteis para a empresa;
  • Business insights: fornece informações para solucionar desafios da empresa e tornar a gestão dos negócios mais estratégica.

Com uma boa plataforma Analytics, você conseguirá fazer com que o negócio sobreviva e se adapte ao mercado, mas também encontrará as melhores decisões — de forma ágil e acertada — para aperfeiçoar os processos empresariais da sua empresa.

Ainda há muitos recursos, funções e diferenciais da tecnologia oferecida pela Scala, por isso acesse e conheça já mais sobre a Scala Analytics Platform!