A tecnologia está avançando rapidamente em diversas áreas e segmentos empresariais. Por isso, vale a pena entender o que é hiperautomação e como essa tecnologia pode aumentar a produtividade da sua empresa. Ela normalmente utiliza tecnologias avançadas como IA, automação de processos robóticos (RPA) e aprendizado de máquina para tornar diversas atividades automatizadas e efetuadas de modo eficiente.

Isso faz com que sua corporação possa integrar processos, fluxos de trabalho e ainda consiga eliminar diversas tarefas repetitivas da rotina de sua equipe. Além disso, a hiperautomação pode ajudar na redução de custos, além de melhorar o atendimento e otimizar a experiência do cliente.

Se você quer saber mais sobre essa inovação e como ela pode colaborar para seus projetos, continue a leitura e confira nosso post!

O que é hiperautomação?

A hiperautomação é um recurso de transformação digital que incorpora diversas tecnologias avançadas — tais como IA, aprendizado de máquinas, análise de dados, processamento de linguagem natural e automação de processos robóticos (RPA) — para dispensar a realização manual de diversas atividades internas.

Enquanto o RPA se concentra apenas na automação de processos repetitivos e manuais, a hiperautomação é uma abordagem mais abrangente. Ela traz melhorias em todas as atividades da empresa, desde processos front-end, como as interações com os consumidores, até os processos de back-end, como questões financeiras e controle de estoque.

Esse recurso também é importante para que as empresas automatizem procedimentos complexos, interconectados e tecnologias diferentes para criar uma visão única de todos os processos realizados no negócio. Isso colabora para a redução de custos, aumento da eficiência, redução de prazos e melhora na satisfação dos clientes.

Como a hiperautomação surgiu?

A hiperautomação é uma evolução natural do processo de automação empresarial que já está em uso há décadas. Entretanto, com o surgimento de novas tecnologias e a necessidade de integração de diversos sistemas complexos, esse recurso surgiu para conectar todas as ferramentas tecnológicas e integrar tudo em um único sistema.

Além disso, a hiperautomação também foi impulsionada pela necessidade de atender às expectativas crescentes dos clientes, tendo em vista a pressão por eficiência e redução de prazo nos processos internos.

Logo, esse instrumento colabora tanto para implementar melhorias práticas, quanto para gerar insights importantes para a inovação e para a redução de custos.

Quais os benefícios da hiperautomação?

Ao investir em hiperautomação, você consegue melhorar diversos aspectos da empresa, o que vai proporcionar um grande diferencial competitivo que pode ser aproveitado para se destacar no mercado. Quer saber mais sobre quais são as vantagens de investir nesse conceito? Então, continue a leitura e confira, a seguir.

Aumento da produtividade

O primeiro benefício que podemos destacar que vem da hiperautomação é o aumento de produtividade. Por exemplo, é possível contar com uma solução que estará disponível e resolvendo problemas da empresa 24 horas por dia.

Ou seja, as tarefas mais simples e corriqueiras, que não demandam tanta estratégia para serem resolvidas, são solucionadas pelas ferramentas da hiperautomação. Com isso, você consegue direcionar os colaboradores para aspectos mais importantes.

Além disso, os robôs tendem a resolver as atividades simples de forma mais ágil, fazendo com que toda a engrenagem da sua companhia funcione de maneira eficiente para atender as demandas dos clientes.

Redução de erros

É comum que em tarefas repetitivas os colaboradores fiquem cansados e acabem cometendo erros simples, que prejudicam o bom andamento das atividades do negócio. Esse fato acontece porque esse tipo de atividade demanda muita atenção e, com o passar do tempo, as pessoas tendem a se cansar.

Com o uso de robôs para realizar tarefas repetidas, esse índice de erros tende a ser reduzido ou zerado. Essa consequência vem pelo fato de que as máquinas não cansam e podem ser programadas de maneira efetiva para executar tais tarefas.

Com a programação adequada, elas conseguem dar andamento às demandas simples de forma efetiva e sem erros, o que vai garantir que a sua empresa colha bons frutos e consiga se destacar no mercado.

Melhora nos resultados

Com o aumento da produtividade e a diminuição de erros, é normal que os resultados da companhia melhorem. Por exemplo, por meio das máquinas você tira os colaboradores de tarefas manuais e pode alocá-los no desenvolvimento de estratégias que otimizem os lucros do negócio.

Com o menor índice de erros cometidos, todas as atividades da empresa melhoram, o que permite maior satisfação dos clientes e bom andamento na hora de atender as demandas do mercado consumidor.

Consequentemente, as chances de ter destaque e criar uma imagem positiva no mercado se elevam, assim como a lucratividade obtida pelo seu negócio. Portanto, vale compreender quais são os passos para implementar essa solução.

Como implementar o processo de hiperautomação na empresa?

A etapa de implementação de uma tecnologia tão abrangente, certamente é um processo desafiador, complexo e exigente. Ela requer uma integração de vários recursos e soluções para criar um ambiente automatizado e coeso. Logo, envolve uma ampla gama de habilidades e conhecimentos. Para que sua implementação seja bem-sucedida, vale seguir as seguintes etapas:

  • identifique áreas que necessitam de hiperautomação para conseguir determinar objetivos e KPIs que podem se beneficiar dessa abordagem;
  • considere as tecnologias e soluções disponíveis no mercado, avaliando quais delas atendem melhor aos objetivos propostos;
  • crie um plano de implementação detalhado que leva em consideração as necessidades específicas do seu projeto;
  • estabeleça fluxos de trabalho automatizados, integrando diversos sistemas e soluções com base em modelos de treinamento de machine learning;
  • determine políticas de governança de dados para garantir a qualidade e segurança de todos os processos envolvidos na hiperautomação;
  • conte com a ajuda de uma empresa especialista em tecnologia para otimizar suas escolhas, auxiliar na implementação e treinar sua equipe para utilizar essa tecnologia de modo eficiente.

Entendeu o que é hiperautomação e como ela pode colaborar para o sucesso do seu negócio? Ao contar com essa ferramenta, você reduz erros, melhora o desempenho da sua equipe e ainda pode otimizar os resultados obtidos. Logo, vale a pena contar com uma empresa especializada em inovação para identificar qual a necessidade da sua empresa por recursos de automação.

Curtiu nosso post? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!