Preocupar-se com a sustentabilidade é cada vez mais relevante para o sucesso mercadológico. Além de se aproximar de seu público com pautas que importam, você possibilita o surgimento de um ambiente inovador e eficiente na empresa.

Nesse cenário, acompanhar e utilizar indicadores ESG é a base da jornada de transformação digital de negócios para o futuro. Entenda essa relação e conheça as principais métricas para guiar suas estratégias sustentáveis. Boa leitura.

A importância do ESG para o mercado do futuro

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, ou Governança, Social e Ambiental em português. O termo é amplamente utilizado para determinar planos e ações que visam a sustentabilidade plena de uma empresa.

Por sustentabilidade, a ideia de ESG abrange, dentro dos três pilares:

  • Ambiental: ações de utilização eficiente de recursos, como água e energia, gestão de resíduos e descartes, entre outros
  • Social: bem-estar físico, psicológico e social dos colaboradores, bem como ações de aproximação e beneficiamento da comunidade e compartilhamento de ideais sustentáveis, entre outros
  • Governança: transparência contábil, gestão eficiente de processos e comunicação constante, entre outros

São estratégias que estão alinhadas às tendências de mercado e comportamento das gerações mais novas de consumidores. Em pesquisa recente, 95% dos brasileiros dizem dar prioridade a negócios que aplicam essas práticas, enquanto 64% não consomem uma marca ao tomarem conhecimento de comportamentos antiéticos.

Ou seja, investir em ESG hoje é investir diretamente em seu resultado comercial. É mostrar ao público que você se alinha com suas expectativas e anseios.

Além disso, a busca por sustentabilidade é uma busca por eficiência. Empresas com ESG consolidado gastam menos para produzir e assim podem manter qualidade e preço atraentes no mercado.

Sem contar, claro, com sua responsabilidade social. As empresas hoje devem liderar a sustentabilidade para reduzir o impacto humano no meio ambiente — uma tarefa para todos nós.

Os principais indicadores ESG para acompanhar

Indicadores ESG são métricas que acompanham o desempenho da empresa de acordo com práticas sustentáveis nos âmbitos sociais, ambientais e administrativos.

Nesse sentido, poderíamos citar inúmeros KPIs que se encaixam dependendo da natureza do seu negócio e seu estágio de transformação digital. O que vamos fazer, então, é apontar os principais deles para você entender como funciona esse acompanhamento. Veja.

Indicadores de consumo

KPIs de consumo de recursos são fundamentais para o ESG. São monitoramentos como os gastos de energia, água, insumos físicos, combustível, etc.

A redução dessas métricas tem impacto direto na sustentabilidade de um negócio. E, quando pareadas com o entendimento de uso e processos produtivos, permite encontrar focos de desperdício que facilitam ainda mais o aprimoramento dos números.

Pegada de carbono

A pegada de carbono é um dos KPIs mais utilizados hoje para determinar o impacto de uma empresa no meio ambiente. Sua proposta é analisar todas as fontes de emissão de carbono na cadeia produtiva, que contribuem para a aceleração de mudanças climáticas.

Com o monitoramento da métrica, é possível reduzir a emissão ou até compensá-la, com ações como reflorestamento e reciclagem. É um indicador tão importante que existem até empresas especializadas em fazer esse levantamento.

Inclusão e diversidade

Falando na sustentabilidade social, a diversidade entre colaboradores vem se mostrando uma estratégia de sucesso para negócios que querem fomentar a inovação e a criatividade.

Essa métrica aponta a distribuição demográfica do negócio, apresentando oportunidades para incluir olhares e ideias diferentes em departamentos que podem estar mais engessados.

Satisfação do colaborador

Para entender se seu negócio tem sucesso na busca por bem-estar dos colaboradores, é preciso ir direto à fonte: criar junto ao RH pesquisas de satisfação e abrir canais de comunicação livres para apresentarem expectativas e dores na rotina de trabalho. Esse nível de satisfação se torna um importante indicador ESG.

Satisfação do cliente

Se você tem uma empresa B2C, provavelmente já possui estratégias de medição da satisfação do cliente. Que tal incluir ESG nessa métrica?

Além de perguntar sobre a experiência com produtos e serviços, incentive a avaliação de percepção de marca: como o público enxerga sua empresa em relação a ações sustentáveis importantes para ele.

Taxa de fidelização

Se o consumidor de hoje valoriza tanto as práticas sustentáveis, a fidelização é um parâmetro confiável de que você está no caminho certo de ESG.

Muitas das estratégias de retenção passarão por se aproximar e gerar valor ao cliente, algo que pode ser aprimorado demonstrando preocupação com as mesmas questões e investir no bem-estar de toda a comunidade.

Transparência administrativa e financeira

O ESG busca também a sustentabilidade mercadológica de uma empresa: sua capacidade de se manter relevante no mercado.

Para isso, as métricas de transformação digital são perfeitas para apontar caminhos de consolidação de marca. É fundamental hoje investir em integração de dados, processos claros e transparência contábil — ações que darão mais controle para a gestão dos outros indicadores ESG.

Como utilizar indicadores ESG em sua estratégia de negócio

Acompanhar KPIs de ESG é apenas uma etapa de um processo maior de eficiência e sustentabilidade. Veja como eles devem ser inseridos em sua rotina para fazer a diferença de fato em resultados de mercado.

Criar metas de aprimoramento de métricas

Se aprimorar indicadores significa aprimorar o negócio, a melhor estratégia de ESG é definir dentro dessas métricas seus objetivos de sustentabilidade.

Cada KPI ESG melhorado reflete em um aspecto da sua otimização geral de processos e qualidade de entrega. Portanto, transforme-os no caminho que a empresa deseja trilhar para o futuro.

Entender a natureza de cada indicador para melhorá-los

E como atingir essas metas estabelecidas? Cada indicador tem em sua fonte um aspecto real de negócio: uso de recursos, desperdícios, eficiência produtiva, sinergia entre colaboradores, etc.

Diretores precisam entender a natureza de cada KPI para desenvolver as práticas necessárias para abordar a sustentabilidade em todas as suas implicações.

Gerar insights que possam se transformar em ações práticas

Esta reflexão vale para qualquer KPI que você deseja monitorar em sua empresa: eles são inúteis se não há uma transição entre a teoria e a prática.

É um erro que muitos profissionais C-Level cometem ao monitorar indicadores do jeito certo, mas não aproveitá-los na hora de elaborar novas estratégias.

A sustentabilidade é um processo constante, que visa uma eficiência cada vez maior para reduzir impactos produtivos na natureza e na sociedade. Se você dá a esses indicadores a importância devida, terá esse esforço reconhecido pelo mercado.

Os perigos para quem não acompanha indicadores ESG

Ignorar a importância da sustentabilidade para o futuro comercial de um negócio é fechar os olhos para a mudança do cenário mercadológico atual.

Ao mesmo tempo em que consumidores exigem cada vez mais responsabilidade das marcas que escolhem, ações de eficiência produtiva permitem que empresas sejam mais competitivas em inovação e flexibilidade.

Acompanhar indicadores ESG não é uma mensagem bonita para passar ao seu público, é uma mudança fundamental em como um negócio se porta e se relaciona com a comunidade — algo ainda mais relevante para o sucesso na era digital.

Quer se preparar ainda mais para o futuro utilizando a tecnologia? Entenda mais sobre Análise Preditiva empresarial!