Ao longo dos últimos anos, a Automação tem sido tema recorrente, uma tecnologia capaz de proporcionar às empresas um salto de produtividade, o que se traduz em redução de custos, mais eficiência e produtividade. Muitas tarefas que exigiam seres humanos passaram a ser feitas por softwares. E, conforme os benefícios foram se revelando, novas iniciativas surgiram. 

“Acho que os clientes estão evoluindo da execução de processo por processo, ou Automação ad hoc por departamento para se perguntar: como simplifico tudo isso em uma única iniciativa de Automação? Uma que seja financiada centralmente e que gere impacto nas operações internas e em pontos de contato do cliente?”, diz Tom Ivory, global leader de Automação da IBM.

Empresas querem agora, segundo Ivory, melhorar processos não apenas para reduzir custos, mas também para gerar um crescimento de receita. “Esse é o grande ponto de inflexão em que estamos neste momento, passando de soluções pontuais para impulsionar a transformação digital em toda a organização”.

Ou seja, estamos saindo da Automação feita em uma ou outra área da empresa para expandi-la para projetos maiores, que envolvam processos e também a tomada de decisões automatizadas. E esse é justamente o conceito de Hiperautomação, ou Hyper Automation.

hiperautomaçãoTOP 10 – Gartner

A Hiperautomação está na tendência, ocupando o primeiro lugar na lista das Top 10 tecnologias mais importantes para o futuro, segundo levantamento do Gartner. O levantamento foi anunciado em fevereiro passado, antes da pandemia de Covid19 colocar o mundo em quarentena, mas nada mudou depois dela. Ao contrário. As iniciativas rumo a Automação de Tarefas, de Processos e de Decisões só aceleraram, como parte dos esforços das empresas para viabilizarem seus negócios digitalmente.

A Hiperautomação lida com a aplicação de tecnologias avançadas, incluindo Inteligência Artificial e Machine Learning, RPA (Robotic Process Automation), para a automatização de tarefas repetitivas, e iBPMS, software de gerenciamento de negócios inteligentes.

A Hiperautomação requer um olhar para empresa como um todo, os processos existentes e o que podem ser melhorados, o que já está automatizado e o que pode ser automatizado de forma orquestrada. É preciso fazer um levantamento de todos os assets para traçar um roadmap de implementações que gerem mais negócios, melhorem a produtividade, baixem os custos.

hiperautomação

DESAFIOS

O maior desafio na implantação da Hiperautomação não está na tecnologia em si. De acordo com uma pesquisa recente da Forrester, feita com tomadores de decisão globais, sobre as dificuldades:

  • 25% disseram que a empresa não possui uma visão ou estratégia geral para Automação.
  • 26% disseram que enfrentam desafios com a cultura e o gerenciamento de mudanças.
  • 25% acreditam que existem lacunas em sua estrutura organizacional, alinhamento e prontidão.

Nos projetos que conduzimos, aqui na Scala, temos visto que esses são problemas reais. Em alguns casos, falta uma visão estratégica geral: numa mesma empresa, há setores que vivem no estado da arte da tecnologia de Automação e outros que não usufruem dela. Os estágios são dispares dentro da própria empresa.

Em outros casos, a Automação nem chegou ainda, está tudo por fazer e ninguém começou porque é preciso trabalhar, em paralelo, a cultura da empresa. A Automação não acontece sozinha.

Se sua empresa vive os dilemas atuais da Automação, conte com nossos especialistas para ajudar, em todas as etapas, do assessment ao planejamento de um roadmap, da implantação ao acompanhamento e aperfeiçoamentos. Nossa experiência estará sempre direcionada a gerar mais sucesso para nossos parceiros.

Entre em contato conosco!