Hiperautomação: conheça as 4 principais tendências da área

A hiperautomação é uma solução que pode ser muito útil para as empresas que desejam automatizar de maneira otimizada seus processos. É uma tecnologia que combina várias outras, como Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas, entre outras — implementadas especialmente para automatizar tarefas internas.

Muito da sua importância se deve ao fato de as empresas buscarem cada vez mais a automação almejando vários benefícios, como a redução de custos, aumento da produtividade etc. Durante o artigo, você vai acompanhar as principais questões que envolvem o tema e como a sua empresa pode aplicá-la da mesma forma, com a devida atenção para as tendência dessa área. Tenha uma boa leitura!

O que é hiperautomação?

A hiperautomação é uma abordagem abrangente para a automação de processos de negócio, que envolve a automação de tarefas manuais. O termo se refere à automação de processos, principalmente quando aplicado em negócios complexos e de alto nível. Geralmente, esse conceito envolve a interação entre vários sistemas e pessoas.

A hiperautomação pode ser atualmente percebida pelos profissionais, gestores e executivos das companhias como a evolução da já bem conhecida automação de processos — uma vez que se concentra em automatizar cada vez mais as tarefas relativamente simples e repetitivas, que são realizadas nas empresas.

Quais são os benefícios da hiperautomação?

A automação já vem ajudando as empresas a serem mais flexíveis e competitivas, pois permite que elas produzam mais em menos tempo. A hiperautomação, ao visar à otimização, é capaz de oferecer uma série de benefícios para as empresas de todos os nichos e tamanhos. Confira os principais deles na sequência.

Aumento da produtividade e melhoria da qualidade

A hiperautomação pode aumentar a produtividade das empresas e melhorar a qualidade dos produtos e serviços ofertados. Isso se deve ao fato de que a hiperautomação automatiza tarefas manuais, o que significa que elas podem ser realizadas mais rapidamente e com menos erros. Além disso, a hiperautomação fornece um melhor controle sobre os processos de negócios — o que pode levar a uma melhor gestão e, consequentemente, a resultados melhores.

Com a ajuda de elementos tecnológicos modernos, como Machine Learning, Big Data e Inteligência Artificial, a hiperautomação se tornou uma das abordagens mais promissoras para a automação de processos de negócio.

Redução de erros

Com o uso da hiperautomação os erros humanos são minimizados, pois as tarefas são realizadas de forma mais precisa e consistente. Os processos aplicados no sistema ajudarão a reduzir drasticamente os erros durante os processos produtivos, porque automatiza as tarefas que são realizadas de forma manual.

Além disso, a hiperautomação pode monitorar os processos e identificar erros em tempo real, o que permite que os problemas sejam corrigidos muito rapidamente. Com o uso de Big Data, por exemplo, os sistemas de hiperautomação podem analisar grandes volumes de dados para detectar erros em potencial e corrigi-los antes mesmo que eles ocorram.

Redução de custos

Um bom exemplo de como a hiperautomação pode ajudar a reduzir os custos é o uso de chatbots. Com a ferramenta, é possível automatizar o atendimento ao cliente, o que pode reduzir o custo com treinamentos de agentes e de pessoal especializado. Além disso, ela ajuda a diminuir o tempo gasto em tarefas manuais e repetitivas, o que também contribui com uma redução nos custos.

O foco na experiência do cliente é outra tendência que está crescendo na área da hiperautomação. As empresas estão buscando soluções que melhorem a experiência do cliente em seus canais de atendimento, como chatbots e assistentes virtuais.

Flexibilidade

As soluções de hiperautomação estão cada vez mais flexíveis e adaptáveis às necessidades das empresas. Elas podem ser configuradas para atender às demandas específicas de cada organização, o que torna mais fácil e eficiente a automação dos processos. Como resultado, as empresas estão cada vez mais interessadas em adotar soluções de hiperautomação para automatizar seus processos.

Escalabilidade

As soluções de hiperautomação estão cada vez mais escaláveis, o que permite que as empresas aumentem ou diminuam o nível de automação conforme suas necessidades. Isso torna mais fácil e eficiente a automação dos processos, permitindo que as empresas ajustem seus níveis de automação conforme suas necessidades mudam.

Tendências da hiperautomação: o que esperar das próximas soluções?

As tendências na área da hiperautomação para o futuro são bastante promissoras, agregando um valor maior aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas que a utilizarem. Entre elas, apontamos as 4 principais, como você pode ver nos próximos tópicos.

1. Maturidade da linha produtiva

Por maturidade, podemos entender que as aplicações das soluções de hiperautomação estão cada vez mais robustas e completas. Elas estão sendo aprimoradas para atender às necessidades das empresas de uma forma mais eficiente e eficaz. Como resultado, as empresas estão cada vez mais interessadas em adotar soluções de hiperautomação para automatizar seus processos.

2. Compossibilidade em evidência no gerenciamento

A compossibilidade em evidência é um termo que se refere à capacidade de as soluções de hiperautomação serem executadas em conjunto com outras soluções, como ERP, CRM e BI. Isso torna mais fácil para as empresas adotarem a hiperautomação em seus processos, pois ela pode ser facilmente integrada às soluções já existentes.

Além disso, a compossibilidade em evidência também torna mais fácil para as empresas criarem novos processos e aperfeiçoar os existentes, uma vez que elas podem combinar várias soluções para criar o processo ideal às suas necessidades.

3. Governança adaptativa

A governança adaptativa é uma abordagem que permite que as empresas ajustem suas estratégias de hiperautomação de acordo com as mudanças que ocorrem em seus negócios. Dessa maneira, as empresas podem se adaptar às mudanças de mercado e às necessidades específicas de seus clientes, o que aumenta a eficiência e a eficácia das soluções de hiperautomação.

Usando a possibilidade de Integração de sistemas, gestores e executivos das empresas podem integrar suas soluções de TI com os processos de negócios, o que torna mais fácil e rápido para as equipes executarem suas tarefas.

4. Aumento da eficiência energética e produtiva

O aumento da eficiência é uma das principais vantagens da hiperautomação. E o aumento da produtividade é outro benefício gerado. Sua aplicação permite que as empresas aumentem a eficiência de seus processos e da utilização de recursos (como energia e nas linhas de produção) e, consequentemente, otimizem a produtividade. Isso é realizado por meio de ferramentas de análise dos dados gerados durante os monitoramentos de rotina.

Como vimos ao longo deste artigo, as tendências e soluções da hiperautomação para o futuro são bastante promissoras, agregando um valor maior aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas que a utilizarem. Elas permitirão que as companhias se adaptem às mudanças rápidas que ocorrem em seus negócios, oferecendo soluções mais eficientes e eficazes.

Uma das principais preocupações das empresas que estão adotando a hiperautomação é como fazer essa transição de forma eficiente e sem causar problemas ao negócio. Para isso, é importante contar com uma parceira que oferece soluções completas e que esteja disponível para auxiliá-lo a cada etapa do processo, como é o caso das soluções da Scala.

Saiba como isso pode ser feito da melhor maneira e com melhor aproveitamento possível do seu investimento. Entre agora mesmo em contato com os especialistas da Scala e confira nossas soluções para sua empresa!

Continue navegando pelas categorias de conteúdos

plugins premium WordPress