Estamos vivendo uma nova era da tecnologia e a transformação digital vem impactando a maneira como as empresas e os profissionais operam. O ambiente corporativo moderno está repleto de inovações digitais que facilitam processos internos complexos. Entre essas novidades, está o DevOps & Agile Culture.

Essas duas formas bastante modernas de organização e cultura operacional têm trazido ainda mais facilidades e produtividade para as equipes responsáveis por produtos de tecnologia e sistemas utilizados pelas empresas. Todas essas soluções exigem uma atualização constante nas habilidades técnicas dos recursos humanos dessas organizações. 

É necessário investir na capacitação continuada para garantir um maior conhecimento sobre essa evolução tecnológica — tornando-se, assim, uma vantagem competitiva para as companhias que adotam essa estratégia. Para garantir que a sua empresa não perca essas oportunidades, trazemos para seu conhecimento o que são esses conceitos, como eles podem interferir na cultura empresarial e garantir o sucesso do seu negócio. Tenha uma boa leitura!

O que são DevOps e Agile Culture e como elas se relacionam nas empresas mais modernas do mercado?

DevOps é uma abordagem que otimiza a realização de tarefas e de processos, em que destaca o elemento da colaboratividade como núcleo central e deve ser mantido entre as equipes de desenvolvimento.

É muito aplicado nos projetos da Tecnologia da Informação (TI). Optar por incentivar a colaboração, entre desenvolvedores e operadores de TI, visa à aceleração do tempo de implementação de novos serviços e aplicativos.

Já cultura ágil (tradução para Agile Culture) é uma filosofia que enfatiza a adaptabilidade, a flexibilidade e o foco na entrega rápida — agilidade nos processos é a melhor resposta para as empresas que escolhem praticar essa abordagem durante o desenvolvimento de seus projetos e de suas tarefas.

O objetivo principal da Agile Culture é proporcionar maior dinâmica entre os envolvidos nos processos de tomada de decisão e implementação de recursos, permitindo que as organizações sejam muito mais rápidas em seu tempo de resposta para os problemas. Isso possibilita às organizações acompanhar o mercado em constante mudança e a diminuírem os riscos.

Gestores e empresas que utilizam essa filosofia, buscam sempre as melhores ferramentas e soluções para otimizar a colaboração e o trabalho em equipe. Essas são as melhores maneiras de obter resultados mais assertivos e oferecer o melhor produto possível para os clientes, garantindo um ambiente saudável e ainda promover maior produtividade.

Tanto a abordagem DevOps quanto a filosofia Agile Culture são usadas para o período de desenvolvimento, de implementação e durante a manutenção de um sistema (ou produto).

Quais as principais práticas de DevOps?

A principal ideia por trás do DevOps é automatizar tarefas repetitivas para que as equipes possam se concentrar em projetos mais complexos e inovadores necessários para o desenvolvimento da empresa. É importante que os profissionais dessas operações sejam altamente capacitados tecnicamente.

Isso acontece, porque, sua função será de colaborar para o fornecimento de um melhor fluxo de trabalho entre os departamentos de desenvolvimento e de operações, por meio da otimização das ferramentas e processos utilizados no dia a dia.

Nos ambientes de desenvolvimento de serviços e produtos de softwares, a equipe de DevOps é a responsável por aplicar e garantir a execução dos processos nas melhores práticas do mercado tecnológico. 

Entre essas práticas, podemos listar:

  • comunicação e colaboração;
  • integração contínua;
  • distribuição contínua;
  • microsserviços;
  • infraestrutura como código;
  • monitoramento e registro em log.

Como posso começar a usar esses recursos em minha empresa? Confira 3 práticas para começar a evolução na empresa!

As empresas estão buscando cada vez mais a adoção de recursos tecnológicos modernos para otimização dos processos. Isso se deve à necessidade de torná-los mais eficientes e ágeis, diminuindo assim custos operacionais e melhorando a produtividade. 

A tecnologia tem um grande potencial para transformar negócios, reduzindo custos, aumentando a produtividade e abrindo novas oportunidades de mercado. No entanto, é importante que as empresas sejam cautelosas na escolha das soluções que vão adotar, dado que elas precisam atender às suas necessidades específicas.

Para ajudar nisso, mostramos, na sequência, três dicas que vão ajudar você a ter uma melhor ideia das necessidades de seus colaboradores, da sua infraestrutura e das tarefas exercidas diariamente em sua organização. Confira!

1. Prepare a sua empresa para as mudanças que ainda estão por vir

Diariamente surgem novas tecnologias que podem facilitar o funcionamento da sua empresa e, consequentemente, aumentar seus lucros. Ao se preparar para essas mudanças, você está garantindo que a sua companhia esteja sempre à frente das concorrentes.

Ninguém melhor para opinar sobre um assunto do que aqueles que convivem com o tema diariamente, não é mesmo?

Por isso, é muito importante conversar com os próprios colaboradores da sua organização para saber quais são as ferramentas com as quais trabalham melhor naquele momento. Com essas informações em mãos, é recomendado organizar pesquisas para soluções alternativas de cada uma delas e possam ser ainda melhores.

Fazer o monitoramento contínuo dessas ferramentas, para utilizá-las conforme as necessidades, é importante para a evolução e melhoria dos processos internos de qualquer empresa.

Além dessa vantagem, se alguma ferramenta parar de operar ou ter problemas com licenciamento, os processos não serão prejudicados, pois, já existem elementos alternativos para serem utilizados no lugar.

2. Defina muito bem os objetivos que precisam ser alcançados

É importante definir muito bem os objetivos que precisam ser alcançados por sua empresa. Para alcançar qualquer objetivo, é importante ter um plano de ação bem definido e com os passos claros. Sem uma boa estratégia e conhecimento do mercado não será possível atingir os resultados esperados. 

Existem diversas ferramentas que podem me ajudar na gestão da sua empresa e colaboram muito na hora de definir metas e objetivos realistas para a empresa e para setores específicos. A utilização de ERPs (software de automação comercial, controle financeiro, entre outras análises) pode ajudar muito os gestores nesse processo.

3. Aposte na melhoria contínua e automatize os processos

A automatização dos processos permite às empresas responder com mais agilidade às mudanças do mercado, oferecendo produtos ou serviços mais competitivos. Além disso, pode permitir que as empresas integrem diferentes sistemas internamente e com os seus parceiros de negócios, o que facilita monitorar toda a cadeia de valor e fornecer informações precisas para a tomada de decisões estratégicas.

Alguns dos principais indicadores de desempenho podem ser usados para escolher onde investir para essa melhoria: lucratividade, rentabilidade, produtividade, eficiência operacional e crescimento.

Como as soluções da Red Hat podem auxiliar?

As soluções da Red Hat podem auxiliar na implementação de DevOps e Agile Culture em sua empresa ao fornecer uma plataforma unificada para automação e gerenciamento de ciclos de vida de aplicações. Além disso, as ferramentas da Red Hat também oferecem suporte à colaboração entre equipes e à integração contínua.

Entre essas soluções podemos destacar:

  • Red Hat Enterprise Linux;
  • Red Hat OpenShift;
  • Red Hat Ansible Automation Platform;
  • entre outras soluções da Red Hat.

Para concluir nosso conteúdo, se faz importante chamar a atenção em relação a existência de alguns casos em que se é aconselhável buscar auxílio profissional antes de implantar qualquer tipo de inovação na companhia. Por exemplo, se ninguém na organização tem tempo disponível ou caso nenhum colaborador tenha conhecimentos avançados sobre aquele produto de TI específico.

Podem existir problemas crônicos relacionados às diversas plataformas usadas pela empresa se essas soluções não forem implementadas de maneira correta. Nesses casos pode ser aconselhado procurar por uma squad de serviços (LINKAR PARA CONTENT NOVO A SER PUBLICADO https://app.rockcontent.com/stefaniniconsultoriaeassessoriaeminformaticasa/scalastefanini/tasks/211311 ) especializada no seu problema.

Se bem implementado, o DevOps & Agile Culture podem, juntos, contribuir imensamente para uma cultura mais dinâmica nas empresas, oferecendo um melhor serviço para seu cliente. Além dessas possibilidades, contar com outros serviços para auxiliar na organização e análise dos dados — e que facilitem a vida do colaborador — são outros pontos relevantes que podem ser observados pelas melhores empresas do mercado.

Quer saber mais sobre como olhar melhor para as informações que sua empresa produz? Acesse e conheça a Solução Scala: processos de negócios inteligentes. Identifique os gargalos na produção rapidamente e otimize os processos com os melhores insights por meio da tecnologia!