Já não é novidade que o uso de dados é fundamental para a estratégia de empresas de todos os setores. Porém, é possível explorar de uma forma ainda mais intensa todo o potencial que eles apresentam utilizando um datalake.

Esse tipo de armazenamento oferece muito mais flexibilidade na hora de coletar e também analisar os dados. É uma forma de reunir todo o material da empresa em um grande repositório, para que sejam utilizados diferentes tipos de análise para levantar insights diversos.

Neste conteúdo você vai entender melhor de que maneira o datalake favorece a propriedade de dados, as vantagens de utilizar esse repositório e ainda como fazer a implantação dele no seu negócio. Continue lendo!

Como o datalake favorece a propriedade de dados?

Muitas empresas que exploram dados em suas estratégias utilizam o data warehouse para fazer a análise deles. Essa é uma alternativa que apresenta suas vantagens, no entanto, tende a ser um pouco mais limitada em comparação com o datalake.

Isso porque, no primeiro caso, temos uma estrutura de dados pré-definida que limita aquilo que será coletado e armazenado. No datalake não existe esse esquema pré-estabelecido, assim, fazemos a captura e o armazenamento dos dados brutos e semiestruturados, provenientes de diferentes fontes.

Todos eles ficam reunidos no mesmo lugar em sua forma original. Então, podemos utilizar diferentes análises dentro do mesmo datalake para levantar insights para as mais diferentes estratégias, respondendo qualquer pergunta que o seu negócio queira descobrir.

Qual é a vantagem de usar um datalake?

Imagine o data warehouse como um aquário e os dados como os peixes que serão colocados ali. Nesse caso, escolhemos as espécies que vão viver no local, pois temos um  ambiente bem limitado.

Agora imagine o datalake como sendo de fato um lago. Aqui temos todo um ecossistema que abrange diversas espécies de peixes de todos os tamanhos. Não há nenhuma restrição para eles e todos convivem muito bem no mesmo espaço.

A grande vantagem de utilizar o datalake é justamente essa flexibilidade. A sua empresa tem uma abordagem muito mais ampla e consegue centralizar esses dados brutos para que, como dito, eles sejam analisados da maneira como for mais conveniente e necessária no momento ideal.

O acesso e a análise dos dados ocorrem de uma forma muito mais consistente no datalake. Você pode utilizar, por exemplo, a análise de Big Data, em tempo real, o machine learning, a pesquisa de texto completo e as consultas SQL para descobrir os seus insights.

Portanto, não temos aquela limitação que faz com que os dados de um só tipo se tornem a fonte única de consulta. Você tem uma série de possibilidades para trabalhar, alcança muito mais eficiência operacional e pode utilizar recursos mais avançados em novos modelos de informações.

Quais são os riscos de manter dados dispersos?

Um dos principais riscos de manter dados dispersos é o desperdício. Ao estabelecer uma estrutura rígida para coletar e armazenar esses dados, você pode acabar deixando de lado outros que poderiam ser fundamentais para a estratégia do seu negócio.

Além disso, existe uma vulnerabilidade maior, que pode comprometer a integridade e a confidencialidade dessas informações. Ou seja, o sistema fica muito mais propenso aos ataques cibernéticos, aos vazamentos e também à perda de todo esse material.

Não podemos esquecer é claro que a sua empresa pode perder eficiência operacional. Isso porque é mais complexo gerenciar dados dispersos e é preciso estabelecer uma estratégia de análise para cada conjunto. No datalake, porém, você mantém tudo unificado e pode aplicar diferentes tipos de análise no mesmo repositório.

Como implementar o datalake na empresa?

Para implementar o datalake na empresa é preciso investir em tecnologia de armazenamento na nuvem. É possível utilizar, por exemplo, as plataformas Microsoft Azure ou a Amazon Web Services (AWS). Nos dois casos, é possível acessar a plataforma das empresas, criar uma conta e começar a experimentar os serviços disponibilizados.

Porém, o ideal é contar com o suporte de uma empresa para fazer a estruturação do datalake, a implantação e o gerenciamento e oferecer suporte em relação às soluções disponibilizadas, tanto pela ADLS (Azure Data Lake Store) quanto pela Amazon S3.

Em ambos os casos, você encontra soluções escaláveis para bancos de dados, análises, armazenamento, entre outros. Assim, o ideal é dimensionar o design das plataformas para que elas possam atender as demandas de trabalho do seu negócio, garantindo mais escalabilidade e eficiência.

O uso do datalake pode otimizar a maneira como o seu negócio vem utilizando os dados em suas estratégias. Mas antes de implementar esse repositório, é interessante buscar o auxílio de uma empresa parceira para  escolher a plataforma que melhor atende as demandas do seu negócio, além de fazer o gerenciamento do sistema com precisão e segurança.

Você está pensando em implementar o datalake em seu negócio? Então, confira neste artigo como estabelecer um plano de governança para aumentar a eficiência, a segurança e a confiabilidade na gestão de dados.