Alguns recursos presentes no mercado de tecnologia podem ajudar a identificar e solucionar problemas de TI mais rapidamente, permitindo que as empresas implementem novas soluções de forma mais eficiente. Esse é o caso da AIOps.

Essas operações especiais de desenvolvimento e implementação de ferramentas altamente complexas pode ajudar a reduzir o tempo gasto em tarefas manuais, liberando mais tempo para que as equipes se concentrem em outras áreas.

Você vai conferir, ao longo do artigo, tudo sobre o que é o AIOps e como ele pode interferir para um melhor andamento dos processos de sua empresa. Veremos como funciona e como pode ser melhor aplicado para superar a concorrência e crescer no mercado. Acompanhe!

O que é AIOps e como funciona?

A AIOps (“Artificial Intelligence for IT Operations” ou “Operações baseadas em Inteligência Artificial”, em português) é a aplicação da Inteligência Artificial para o gerenciamento e monitoramento de operações de TI. Ela pode ajudar a automatizar tarefas de gerenciamento de operações, monitorar o desempenho e a saúde dos sistemas e aplicativos e fornecer insights para melhorar a eficiência.

Também podemos dizer que a AIOps é a junção de Inteligência Artificial, automação e operações de TI. A ideia principal é usar a Inteligência Artificial para automatizar as tarefas repetitivas e, assim, melhorar a eficiência das operações.

É um fato que a automação de tarefas de TI podem ajudar a diminuir o tempo gasto em tarefas manuais, como a criação e gerenciamento de usuários. Além disso, a Inteligência Artificial pode ajudar a monitorar e diagnosticar problemas de TI, o que tende a evitar interrupções no serviço.

Quais são os principais usos e benefícios da AIOps para as empresas?

Os principais usos e benefícios da AIOps para as empresas podem incluir a Automatização de tarefas de gerenciamento de inúmeras operações presentes no cotidiano das empresas. Ela pode ajudar a automatizar tarefas de gerenciamento dessas operações, incluindo o provisionamento de recursos, o monitoramento de sistemas e aplicativos e a solução de problemas.

O monitoramento do desempenho e da saúde dos sistemas e aplicativos é outra parte muito importante, pois as ações da AIOps ajudam no favorecimento desses processos, otimizando os sistemas e aplicativos e fornecendo insights para melhorar a eficiência. Com isso, é praticamente garantido o fornecimento de insights para melhorias.

Quais são os pilares do AIOps?

Observabilidade, inteligência e sustentação da operação de forma automatizada são os principais pilares dessa solução. A AIOps pode ajudar a automatizar tarefas de gerenciamento de operações, monitorar o desempenho e a saúde dos sistemas e aplicativos e fornecer insights para melhorar a eficiência. Entenda!

Observabilidade

É a capacidade de monitorar e gerenciar sistemas e aplicativos para detectar e diagnosticar problemas. A observabilidade fornece insights sobre o desempenho do sistema e ajuda a identificar problemas antes que eles causem interrupções no serviço.

Inteligência

A inteligência é a capacidade de usar os dados coletados para detectar padrões e tomar decisões. Ou seja, a Inteligência Artificial pode ajudar a monitorar o desempenho dos sistemas e aplicativos e detectar problemas em potencial. Também pode fornecer insights para melhorar a eficiência das operações.

Sustentação da operação

A sustentação da operação é a capacidade de automatizar tarefas de gerenciamento de operações para melhorar a eficiência. A automação de tarefas pode ajudar a diminuir o tempo gasto em tarefas manuais, como a criação e gerenciamento de usuários. Além disso, a Inteligência Artificial auxilia a monitorar e diagnosticar problemas de TI, o que pode ajudar a evitar interrupções no serviço.

Gerenciamento

Gerenciamento de incidentes é o processo de identificar, diagnosticar e resolver problemas de TI enfrentados. Ele pode ajudar a melhorar a disponibilidade e o desempenho dos sistemas e aplicativos, além de reduzir o tempo gasto para resolver problemas. O mesmo acontece com os gerenciamentos de configuração e de mudanças necessárias.

Trata-se do processo de gerenciar as configurações dos sistemas e aplicativos. O gerenciamento de configuração pode ajudar a garantir que os sistemas e aplicativos estejam configurados de maneira consistente e que as alterações sejam documentadas e rastreáveis. Já o gerenciamento responsável pelas mudanças ajudam a garantir que as alterações sejam implementadas de maneira controlada e que os impactos das mudanças sejam minimizados.

Como garantir uma AIOps eficiente para sua empresa?

Como você já sabe, AIOps é uma solução que junta Inteligência Artificial com processos otimizados para monitorar os sistemas em tempo real. A finalidade é fornecer dados precisos para a tomada de decisões estratégicas. Como é uma solução muito completa, é possível utilizar AIOps para diversos fins. Acompanhe os principais usos para a sua empresa.

Análise preditiva e ações automáticas

Análise preditiva é um tipo de análise de dados que usa técnicas de aprendizado de máquina para conduzir previsões sobre eventos futuros. As previsões podem ser baseadas em eventos passados ou em dados atuais. A análise preditiva pode ser usada para prever eventos, como a demanda de um produto, o resultado de um jogo ou a probabilidade de uma pessoa contrair uma doença. 

A AIOps usa análise preditiva para monitorar o desempenho e a saúde dos sistemas e aplicativos. Já as Ações automáticas são ações tomadas pelo sistema sem a intervenção humana. A AIOps usa a Inteligência Artificial para analisar dados e tomar ações automáticas para solucionar problemas. 

Detecção de padrões

Permite que os usuários reduzam os tempos de inatividade, mantenham a produtividade e aumentem a eficiência de suas equipes. Como uma plataforma de integração de dados também está alinhada ao objetivo da AIOps, simplifica o processo de integração e preparação de dados. Isso leva a uma maior eficiência operacional e ao acesso a informações importantes para que os usuários possam tomar decisões de negócios baseadas em dados mais rapidamente.

Identificação de problemas

O método de identificação de problemas baseia-se em um conjunto de perguntas que devem ser feitas ao longo do ciclo de operações, a fim de identificar e priorizar problemas. A AIOps segue um ciclo de operações semelhante, que envolve monitorar, gerenciar, otimizar e, finalmente, automatizar. Como resultado, as perguntas de identificação de problemas podem ser aplicadas à AIOps.

AIOps pode ser extremamente benéfico para as empresas, porque permite que os dados sejam centralizados e monitorados de forma eficiente. Além disso, ela pode ajudar a diminuir o número de falhas e aumentar a produtividade. Por esse motivo, vem se tornando cada vez mais popular entre as empresas.

Como vimos, a AIOps é uma solução completa que pode ser usada para diversos fins, como análise preditiva, ações automáticas, detecção de padrões e identificação de problemas. Sua implementação pode ser feita de diversas maneiras, dependendo das necessidades da empresa. Ela pode ser implementada usando diferentes ferramentas, e a equipe de AIOps pode ser integrada às ferramentas de monitoramento já existentes na empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe agora mesmo o seu comentário aqui — queremos ouvir a sua opinião!