Estivemos presentes no IBM Think 2019, em São Paulo, um dos mais importantes eventos sobre tecnologia, com muita informação sobre tendências e soluções. E a Stefanini Scala apresentou sua expertise relativa a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que deve vigorar a partir do próximo ano.

A palestra foi conduzida por Daniel Reis, head de Analytics. Daniel revelou que na Europa, onde a lei de proteção de dados GDPR está em vigor, metade das empresas foram alvo de algum tipo de ação regulatória por não estarem totalmente adequadas.

Aqui no Brasil, a situação parece seguir pelo mesmo caminho, com empresas despreparadas para atender as exigências da nova lei. Segundo dados da Serasa Experian, em levantamento de Agosto de 2019, 85% das empresas declararam que não estão prontas para atender a LGPD.

ABORDAGEM AMPLA

A LGPD envolve muitos aspectos, tanto jurídicos, quanto de TI, de processos e governança. É preciso uma abordagem ampla para estar em conformidade.

Por isso, a oferta da Stefanini Scala engloba várias etapas, incluindo o entendimento dos processos e sistemas de captura de dados adotados, o mapeamento desses dados, a estratégia de comunicação, de governança, anonimização, higienização e descarte de dados; as rotinas de auditoria e, por fim, a prevenção a incidentes e das ações a serem tomadas após um eventual vazamento de dados ou utilização ilegal desses dados.

É um trabalho extenso, feito dentro de um cronograma pré-estabelecido, com profissionais especializados. E sob medida, já que empresas são diferentes e precisam de soluções específicas que realmente atendam suas necessidades.

Saiba mais sobre LGPD, clique aqui!