Softwares personalizados X de prateleira: qual é a melhor opção?

A Transformação Digital — substituição de recursos manuais e analógicos por alternativas digitais — impactou profundamente o modo como as empresas operam. A partir dela, para se manter relevante no mercado, é imprescindível contar com processos mais ágeis e aumentar a sua produtividade. Nesse cenário, muitas empresas ficam na dúvida entre softwares personalizados e de prateleira na hora de digitalizar as suas operações.

Embora haja uma grande disponibilidade de softwares prontos disponíveis para as organizações, nem sempre eles atendem às suas necessidades com perfeição, o que afeta diretamente o alcance dos resultados.

Por isso, antes de adquirir esse tipo de produto, é fundamental entender quais são as diferenças entre os softwares personalizados e as ferramentas de prateleira. E é exatamente isso que vamos explicar neste post. Confira!

Por que a minha empresa precisa de um software?

As tecnologias e a digitalização das empresas fizeram com que os mercados se tornassem muito mais dinâmicos. Diante disso, os negócios que têm mais chances de sucesso são aqueles que conseguem oferecer produtos e serviços de alta qualidade em menor tempo. Os softwares são considerados grandes aliados nessa missão, uma vez que otimizam o fluxo de trabalho.

Essencialmente, um software é planejado e construído para suprir determinadas demandas. Sendo assim, essa ferramenta é indispensável desde para solucionar problemas até para potencializar a sua performance. Isso porque os softwares automatizam os processos e, consequentemente, eliminam erros humanos, de modo a trazer eficácia e consistência para as atividades.

Com a implementação de softwares na sua rotina operacional, você facilita a execução das suas operações, além de ter total controle sobre elas. Também é possível reduzir o tempo com as tarefas manuais e burocráticas, o que permite que a sua equipe tenha uma menor carga de trabalho e possa dedicar mais às questões estratégicas do negócio.

Quais são as diferenças entre um software personalizado e de prateleira?

A escolha dos tipos de softwares utilizados na sua empresa faz toda a diferença para alavancar o seu desempenho. Na atualidade, há dois tipos mais utilizados: o personalizado e o de prateleira. O primeiro é desenvolvido de acordo com as necessidades e demandas específicas da empresa. Já o segundo se baseia em soluções mais comuns para o mercado, podendo ser adquirido por qualquer organização interessada.

Os softwares personalizados funcionam de uma forma mais pontual. Por outro lado, os de prateleira são mais genéricos e generalistas, pois visam a contemplar as exigências de um número maior de usuários.

Ao adquirir um software personalizado, você pode escolher previamente todas as funcionalidades desejadas para o seu negócio, possibilitando uma customização ampla. Também pode haver a aplicação de iBPMS, que faz a gestão completa dos processos do seu empreendimento. Por sua vez, as soluções de prateleira são produzidas em massa e não oferecem o poder de escolha de funcionalidades aos contratantes.

Embora os softwares de prateleira sejam projetados pensando no máximo possível de falhas que podem acontecer no ambiente de trabalho, ainda assim podem ocorrer erros fora do previsto e que exponham as suas informações, principalmente quando a plataforma está na nuvem.

No decorrer do desenvolvimento de uma ferramenta personalizada, é viável inserir protocolos de segurança voltados para as peculiaridades do negócio, blindando-o contra falhas e ataques comuns na sua área de atuação.

 Quais são as vantagens de investir em um software personalizado?

A finalidade de um software é simplificar o ambiente de trabalho, porém, se ele não estiver de acordo com a realidade da sua empresa, pode acabar causando falhas que afetam a a produtividade. Assim, o software personalizado é a melhor opção para quem busca ferramentas intuitivas e capazes de alavancar o seu fluxo de trabalho. Entenda algumas das principais vantagens de investir em plataformas específicas para o seu negócio.

Atende às necessidades da empresa

A principal característica dos softwares personalizados é suprir as especificidades de cada organização. Para isso, cada detalhe da sua rotina operacional e processos são levados em conta na hora de construir a solução. Na prática, isso significa que a ferramenta tem mais flexibilidade para ser moldada de acordo com as carências da empresa.

Desse modo, a empresa tem acesso a um software que oferece tudo o que a sua atividade precisa, o que elimina a necessidade de investir em aplicações similares para atender a um mesmo processo, por exemplo. O resultado disso é economia para o seu bolso e muito mais praticidade para a execução das tarefas diárias.

Possibilita a integração com outros sistemas

Conforme vai crescendo, a empresa passa por diversas mudanças que impactam o seu modo de trabalho, sendo necessário se adaptar a elas para continuar atendendo à demanda dos clientes com o máximo de qualidade. Nesse contexto, os softwares personalizados também são mais vantajosos, pois possibilitam a integração com outros sistemas, de maneira a facilitar a adaptação de todo o ambiente e infraestrutura do empreendimento.

Há alguns softwares de prateleira que até permitem a integração com outros sistemas, mas isso acontece de forma limitada, ou seja, eles não suprem as suas necessidades por completo. Ao trabalhar com ferramentas que não disponibilizam a possibilidade de integração, você terá um ambiente de trabalho descentralizado e com uma gestão mais complexa.

Aumenta a eficiência do trabalho

O ganho de eficiência do trabalho é uma consequência natural da adoção do software personalizado. Uma vez que a solução é integrada a todas as tarefas realizadas pelo seu time de colaboradores, o gestor pode acompanhar em tempo real a evolução de todas as ações em andamento na empresa.

Sem falar que os processos manuais, considerados repetitivos e burocráticos, passam a ser automatizados, o que reduz consideravelmente as chances de erros e retrabalhos. Vale destacar que os softwares também geram uma enorme quantidade de dados, que contribuem para uma tomada de decisão mais rápida e efetiva.

Como você viu, os softwares personalizados se diferenciam dos softwares de prateleira desde as possibilidades de customização até as questões de segurança. Uma aplicação projetada para o seu ambiente operacional é uma grande aliada para o crescimento e sustentabilidade do seu negócio. Para tanto, você deve analisar as suas necessidades e, a partir daí, buscar uma empresa fornecedora que seja referência no assunto, que estude as suas peculiaridades e entregue uma solução que se encaixe perfeitamente aos seus objetivos.

Quer adquirir um software personalizado? Entre em contato com a Scala agora mesmo e obtenha uma aplicação única para o seu negócio!

Continue navegando pelas categorias de conteúdos

plugins premium WordPress