O que é segurança cibernética e como usá-la para prevenir ataques?

O conceito de segurança cibernética refere-se ao uso de tecnologias, processos e práticas para proteger sistemas informáticos (como redes de computadores) contra ameaças internas ou externas, com objetivo garantir a confidencialidade dos dados armazenados pela corporação. É também conhecida como “cibersegurança”ou “tecnosegurança”.

Os profissionais de segurança cibernética são responsáveis por garantir que os dados e informações confidenciais da empresa estejam sempre protegidos contra acessos não autorizados.

Tais acessos não autorizados às informações confidenciais podem ocorrer por meio de várias maneiras, incluindo falhas humanas (erros e descuidos), ataques cibernéticos desferidos por agentes ou organizações maliciosos (por meio de computadores e dispositivos infectados com malwares, os quais transmitem dados para entidades externas) e violação dos protocolos de segurança.

Outra responsabilidade dos profissionais dessa área é garantir que os procedimentos de segurança estejam sendo adotados em todos os níveis para prevenir acessos ilegais às informações e identificar quando alguém tenta obtê-lo. É necessário oferecer proteção contra qualquer tipo de ameaça com objetivo de manter os dados inalterados. Veremos detalhes mais adiante, continue sua leitura!

O que faz parte da segurança cibernética?

Como vimos, a segurança cibernética abrange uma ampla gama de práticas e tecnologias que visam proteger sistemas, redes e dispositivos das ameaças digitais.

Isso inclui a proteção contra vírus, malwares, ataques de hackers e roubo de dados, entre inúmeras outras possibilidades: pois elas evoluem com a tecnologia. A segurança cibernética também envolve a implementação de medidas de segurança, como barreiras de segurança nas redes (firewalls), criptografia e autenticação de usuários, para garantir que apenas os autorizados tenham acesso aos sistemas e a dados sensíveis.

A importância da segurança cibernética para empresas: como ela ajuda na proteção de ataques?

A segurança cibernética é de extrema importância em um mundo conectado, pois ela protege os usuários e suas informações online. A internet está aumentando consideravelmente o número de ataques virtuais que podem prejudicar negócios, sistemas governamentais e dados confidenciais dos consumidores.

A cibersegurança também oferece ferramentas importantes para garantir a privacidade desses usuários na rede global da Internet. Alguns exemplos incluem práticas melhoradas de autenticação multi-fator, monitoramento contínuo contra ameaças cibernéticas e vigilância constante dos dispositivos utilizados durante o trabalho remoto.

A segurança cibernética também pode ajudar no gerenciamento de riscos, na prevenção e na contenção de ameaças virtuais. Por exemplo, é possível realizar auditorias regulares dos sistemas para avaliar o nível atual da segurança digital da empresa.

Para facilitar esses processos, as organizações podem adotar políticas formais sobre como lidar com os incidentes relacionados à tecnologia a fim de proteger sua infraestrutura online e evitar que informações sejam vazadas ou danificadas.

Como prevenir ataques e minimizar os riscos?

A seguir, você encontrará algumas medidas que podem ajudar as organizações a prevenir ataques e reduzir os riscos relacionados à tecnologia. Confira!

Proteja os dados e as redes da empresa

Para implementar soluções de prevenção contra ataques cibernéticos, os profissionais devem utilizar ferramentas como firewall, antivírus e proteção anti-malware para evitar a entrada ou a execução de ameaças em suas redes. Daremos mais detalhes sobre esses componentes mais adiante.

Também é necessário atualizar os sistemas regularmente para mantê-los em segurança, assim como manter um registro dos aplicativos instalados dentro da organização. A exigência da criação de senhas fortes nos equipamentos conectados à sua infraestrutura de TI (especialmente servidores) é mandatória para evitar invasões externas não autorizadas.

Dê atenção à conformidade regulatória

A legislação sobre segurança da informação varia de acordo com o país e a jurisdição em que as organizações estiverem.

Por isso, é necessário ter certeza de qual sistema regulatório elas precisam cumprir. Além disso, ser capaz de detectar irregularidades no uso dos dados pelos colaboradores também fará parte desse processo — afinal, prevenir um ataque interno pode ser mais complicado quando comparado a evitar invasões externas maliciosas.

Tenha uma estratégia sólida para o backup de dados

É importante que as organizações tenham uma estratégia sólida para backup de dados, pois isso ajuda na recuperação dos arquivos e informações comprometidos ou perdidos em caso de ataque.

Um plano de backup eficaz envolve a criação de backups frequentes dos dados, armazenamento em um local seguro e testes periódicos de sua recuperação. Os profissionais responsáveis também podem configurar as notificações para monitorar todo esse processo. É importante entender que manter os sistemas atualizados regularmente pode bloquear possíveis brechas de segurança.

Ofereça proteção avançada aos dispositivos IoT

Dispositivos IoT são dispositivos conectados à Internet que podem se comunicar uns com os outros. Eles podem ser controlados remotamente e normalmente fornecem alguma forma de serviço ou função para melhorar a qualidade do nosso dia a dia, desde rastrear veículos até monitorar temperaturas em casas inteligentes.

Os principais exemplos incluem termostatos inteligentes, lâmpadas automatizadas, câmeras IP, sensores de presença, entre vários outros. Para proteger os dispositivos IoT, as organizações podem implementar mecanismos avançados de segurança para monitorar e detectar atividades maliciosas.

Por exemplo, é importante verificar regularmente os firmwares dos dispositivos, atualizando-os quando necessário. Além disso, as empresas também podem criar procedimentos que limitam o acesso não autorizado à rede corporativa por meio da utilização de ferramentas como firewalls, IDS/IPS (Intrusion Detection System/Intrusion Prevention System) e VPNs (Redes Privadas Virtuais).

Como a ciência de dados pode ajudar na defesa de uma empresa e quais os diferenciais de adotá-la nesse contexto?

A ciência de dados pode ajudar muito na defesa de uma empresa contra ataques cibernéticos. A análise avançada desses dados permite que as organizações identifiquem padrões e tendências dentro dos seus sistemas, detectando assim possíveis ameaças antes mesmo dela acontecer.

É importante lembrar também que os algoritmos preditivos podem auxiliar na prevenção deste tipo de incidente, pois é possível antecipar com maior precisão quais seriam as próximas etapas para um hacker — no caso em que ele consegue entrar no sistema da empresa.

VPNs, antivírus e programas de segurança da informação

Outro diferencial que a ciência de dados oferece para garantir mais segurança é o uso de VPNs e programas antivírus. Estes são fundamentais para limitar o acesso não autorizado à rede da empresa, detectando possíveis falhas nos sistemas e mantendo os servidores protegidos contra ataques externos.

A educação sobre práticas seguras de segurança cibernética também é uma parte importante da segurança cibernética, assim como o treinamento contínuo do seu pessoal. Analistas experientes podem usar ferramentas específicas para monitoramento contínuo do ambiente online da empresa ou no cruzamento inteligente dos logs nos servidores corporativos (a fim de detectar possíveis ataques).

Além disso, as soluções baseadas na inteligência artificial e Machine Learning (em conjunto com todos os outros recursos citados) podem fornecer insights adicionais sobre como melhorar os processos relacionados à segurança da informação, desenvolvendo modelos seguros e avançados capazes de prever e neutralizar ameaças antes mesmo dela acontecer.

Dessa maneira, a ciência de dados oferece um conjunto único e completo de recursos que permitem melhorias significativas na prevenção e detecção antecipada dos ataques virtuais mais comuns. O que permite às empresas ter maior controle sobre as ameaças online existentes e não se arriscar a perder informações sensíveis para hackers mal-intencionados.

Como vimos, a segurança cibernética é cada vez mais importante para as empresas modernas, pois, com a popularização e expansão da tecnologia digital, é necessário que se invista na prevenção de ataques virtuais. Para isso, existem ferramentas baseadas na Inteligência Artificial e Machine Learning, as quais podem ser usadas para monitorar o ambiente online das empresas, realizando cruzamentos inteligentes das informações presentes nos servidores — permitindo maior controle sobre possíveis ameaças existentes no meio virtual.

Quer ler mais conteúdos como este? Estamos trabalhando diariamente para trazer as melhores informações do mundo da tecnologia pra sua empresa. Siga-nos no LinkedIn para ficar por dentro das novidades!

Continue navegando pelas categorias de conteúdos

plugins premium WordPress