Atualmente, as empresas modernas estão cada vez mais conscientes da necessidade de se apropriarem das inovações tecnológicas para melhorar o desempenho de seus negócios. A análise prescritiva é uma dessas inovações, que tem ganhado destaque nos últimos anos como uma ferramenta poderosa para otimizar os processos e aprimorar a tomada de decisões.
Gestores e executivos devem estar atentos a essa tendência e considerar a implementação da análise prescritiva em suas operações. Ao contar com uma essa análise, as empresas podem obter uma vantagem competitiva significativa em relação às concorrentes, uma vez que conseguem identificar oportunidades de negócio com mais rapidez e precisão.
Como você vai conferir ao longo deste artigo, essa pode ser uma ferramenta poderosa para as organizações mais modernas que desejam se manter o crescimento contínuo e de forma sustentável no mercado. Tenha uma boa leitura!
O que é análise prescritiva e como ela funciona
Entendemos como análise o processo de separar e estudar cada parte de um todo. Assim, é mais fácil entender como essas partes se relacionam entre si. A análise prescritiva utiliza dados históricos e em tempo real para identificar padrões e tendências, possibilitando a previsão de resultados e sugestões de ações a serem tomadas.
Isso permite que as empresas ajam de forma mais ágil e assertiva em relação ao mercado quando utilizam esse tipo de recurso, tendo uma visão mais clara sobre os riscos e oportunidades.
As inovações tecnológicas contribuem para o processo de análise, pois proporcionam uma maior facilidade na recolha e agrupamento de dados em diferentes formatos. O uso conjunto de diversos campos da inteligência artificial permitiu que esse tipo de análise se tornasse ainda melhor: a extração automatizada dos padrões mais relevantes nos mais diversos conjuntos de informação.
Existe atualmente no mercado inúmeros programas criados para realizar diversas tarefas de análise prescritivas, o que possibilita aos gestores ganharem mais tempo e focar em outros aspectos do negócio que demandam uma abordagem mais pessoal e humana dos problemas. Além disso, é possível usar sistemas para verificação contínua dos dados em busca dessas informações valiosas, com rapidez e a maior precisão possível.
Quais seus benefícios da análise prescritiva para as empresas?
Podemos, então, considerar a análise prescritiva como uma ferramenta verdadeiramente útil para as empresas que procuram compreender melhor o seu negócio, bem como facilita na tomada de decisões informadas e estratégias de otimização e crescimento.
Nesse sentido, entende-se que essas já são grandes vantagens competitivas, possibilitando às organizações conquistarem clientes com serviços personalizados, sendo mais produtiva e baseada nas demandas exigidas pelo setor em questão.
Também facilita o gerenciamento interno dos sistemas informatizados, usando softwares intuitivos, a fim de simplificar o trabalho diário das equipes administrativas. Veremos mais detalhes adiante.
Por hora, é importante entender que, utilizando tal modelo de análise, os responsáveis podem identificar tendências importantes para alcançarem um objetivo específico, com a tecnologia como uma importante aliada. Neste tópico, vamos olhar mais profundamente sobre quais são as vantagens da análise prescritiva para as empresas e como aproveitar mais desse recurso. Vamos lá?
1. Otimização dos processos
A análise prescritiva permite que as empresas prevejam resultados. Ela usa modelos avançados de inteligência artificial para entender melhor os dados obtidos e oferecer recomendações sobre quais decisões produzirão resultados melhores.
Para isso, são usados algoritmos avançados para examinar as informações e descobrir padrões complexos entre elas.
A otimização dos processos também pode ser realizada por uma abordagem que considera a inter-relação entre os diferentes fatores envolvidos e disponibilizados por esse modelo de análise. Um exemplo seria as expectativas e condições do mercado em comparação aos custos operacionais associados à execução de otimização de um determinado processo: informações valiosas na hora de decidir ou não por uma atualização.
2. Manutenções menos frequentes
Os algoritmos de análise prescritiva podem ajudar a otimizar os processos de manutenção e fazer com que sejam realizados em menor frequência. Por exemplo, analisando as falhas anteriores em um equipamento específico, é possível prever quando uma nova pode acontecer e programar melhor as manutenções preventivas para evitar tempos de inatividade desnecessários.
Essa tecnologia também pode fornecer informações sobre onde focar mais atenção na criação dos planos de manutenção.
3. Redução de custos
A análise de dados pode ser uma das ferramentas mais poderosas para empresas modernas que desejam aumentar sua eficiência e reduzir custos operacionais. Ao usar ferramentas analíticas, os gestores podem identificar oportunidades de economia em diversas áreas, como recursos humanos, energia, materiais e outros custos.
Imagine poder identificar problemas em processos de produção antes mesmo que eles se tornem reais, permitindo tomar medidas preventivas para evitar atrasos na produção e perda de tempo e recursos valiosos. Ou então, prever com precisão as demandas do mercado e antecipar as necessidades futuras do seu negócio, permitindo a tomada de decisões informadas sobre investimentos futuros.
A análise prescritiva pode ajudar a tornar isso possível, permitindo que você avalie seu desempenho passado, antecipe tendências futuras e identifique áreas de melhoria em seu processo produtivo.
Com essas informações em mãos, você pode tomar decisões estratégicas que levem a melhorias contínuas na eficiência e na redução de custos operacionais. Também pode ajudar a identificar erros de processo que possam levar a qualquer desperdício, o que pode resultar em economias significativas a longo prazo.
4. Maior apoio no planejamento
Com a ajuda da análise prescritiva, as empresas podem identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento de negócios com mais facilidade.
Ao estudar os dados, os gerentes podem obter insights valiosos sobre o comportamento do mercado consumidor, identificar novas tendências e oportunidades de negócio, agindo de forma mais ágil e assertiva em relação à concorrência.
Além disso, a análise prescritiva pode ajudar as empresas a planejar com mais eficácia seus projetos, desde o planejamento de recursos até a gestão de cronogramas e prazos. Ao ter uma visão mais clara sobre seus dados, as empresas podem criar estratégias mais bem-sucedidas e gerenciar seus projetos de maneira mais eficiente.
Você conferiu como a análise prescritiva pode auxiliar na otimização das tomadas de decisão da empresa. Além disso, vimos que as ferramentas analíticas podem ser utilizadas para avaliar desempenho passado e propor diretrizes futuras adequadamente adaptáveis para o cenário presente.
Outros métodos incluem a automatizações no gerenciamento da produção e análise sistemática dos elementos críticos, a fim de resolver problemas e diminuir o tempo gasto com essas soluções. A análise descritiva se mostra altamente útil para identificar gargalos no processo produtivo, permitindo que a empresa possa tomar ações preventivas antes que os problemas se tornem graves.
Precisa de ajuda para implementar soluções como essa em sua companhia? Entre em contato com a Scala agora mesmo e dê novos horizontes para o seu negócio!