5 principais razões para utilizar a Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Nos últimos tempos, o processo de transformação digital nas empresas se tornou algo inevitável. A computação em nuvem é uma das tecnologias mais atraentes para aqueles que visam superar a concorrência em um mercado tão competitivo quanto o atual. Logo, usar Infraestrutura como Serviço (IaaS) acaba sendo uma excelente opção.

Neste conteúdo, abordaremos os principais aspectos dessa tecnologia e as questões mais importantes que envolvem a adoção desses recursos em nossas empresas. Nele, você vai conferir os principais aspectos que envolvem esse recurso e 5 razões que escolhemos e temos a certeza de que você precisa saber para implementar o IaaS em seus negócios com sucesso!

IaaS: o que é e para que ela serve?

Chamamos por Infraestrutura como Serviço um modelo de computação na nuvem que fornece acesso a uma infraestrutura de TI, incluindo servidores, armazenamento, redes e aplicações, por meio de uma rede ligada à internet.

Nesse modelo, a empresa contratante paga apenas pelo uso efetivo da infraestrutura, eliminando a necessidade de investimentos iniciais, como equipamentos de hardware e recursos humanos especializados.

O IaaS é ideal para empresas que necessitam de infraestrutura na execução de seus negócios, mas não possuem, ainda, os recursos internos para isso. Além disso, o modelo permite que as empresas escalem o uso da infraestrutura de acordo com suas necessidades, reduzindo os custos com a área de TI da empresa.

Paas e SaaS: qual é a relação entre elas com a IaaS?

Platform as a Service (PaaS) é um dos principais modelos de computação em nuvem, capaz de garantir o fornecimento de uma plataforma para desenvolvimento, execução e gerenciamento das mais variadas aplicações em uma empresa. O provedor garante acesso às interfaces dos equipamentos de maneira remota.

Já o Software as a Service (SaaS) é outro modelo de computação em nuvem, mas que fornece acesso a aplicações executadas em nuvens públicas, em vez de apenas uma infraestrutura. Os usuários desse modelo podem acessar as aplicações por meio de um navegador ou de um dispositivo móvel — é, basicamente, um software com todas as suas funcionalidades operando em nuvem, para uso interno na empresa.

É visível, portanto, as diferenças entre cada um desses modelos de cloud:

  • IaaS é toda uma infraestrutura para armazenar e processar seus dados e aplicações;
  • PaaS é uma plataforma que usa interfaces para a comunicação e processamento — software e hardware;
  • SaaS é um software que opera em um contexto específico em uma empresa.

O que decide a escolha entre elas é o peso das necessidades atuais de seu negócio. Então, vale muito a pena fazer uma pesquisa aprofundada sobre a realidade de seu setor de TI e a viabilidade de aplicação de cada uma dessas tecnologias em sua empresa.

Os principais motivos para utilizar a Infraestrutura como Serviço: o que a nuvem pode oferecer?

A Scala tem uma parceria firmada com a Red Hat, uma empresa mundialmente reconhecida em inovação open source para TI. Com ela, possibilitamos que nossos clientes contem com o acesso a tecnologias confiáveis e do mais alto desempenho em cloud, em boa parte dos âmbitos do desenvolvimento, armazenamento, virtualização de recursos e de aplicações.

A Red Hat Cloud Infrastructure permite a criação e o gerenciamento de uma cloud IaaS, a qual é aplicada por nossa empresa. Com uso dos recursos mais confiáveis que temos acesso, podemos tirar muitas vantagens ao implantar uma Infraestrutura como Serviço em nossa companhia.

Abaixo, veremos 5 delas, que acreditamos serem as principais para a atenção daqueles que desejam aplicar essa solução. Confira!

1. Dá maior mobilidade para seus parceiros e colaboradores

O oferecimento de infraestrutura como serviço permite que seus parceiros e colaboradores tenham maior mobilidade. Com o acesso à nuvem, eles podem acessar os dados e aplicativos de qualquer dispositivo — e em qualquer lugar. Isso significa que podem trabalhar tanto remotamente quanto localmente, ajudando a sua empresa no aumento da produtividade.

2. Confere escalabilidade para os negócios

A escalabilidade é uma das principais vantagens de se utilizar IaaS nas empresas como modelo de computação em nuvem. Com essa solução, é possível aumentar ou diminuir a capacidade de processamento, armazenamento e da rede — de acordo com a necessidade atual da empresa naquele momento. Dessa forma, é possível evitar gastos desnecessários e aproveitar melhor todos os recursos.

3. Melhora a segurança dos seus dados

A utilização de uma Infraestrutura como Serviço pode ajudar a melhorar a segurança de seus dados. Com IaaS, você poderá contratar uma empresa especializada em fornecer a infraestrutura requerida para armazenar e proteger seus dados de maneira efetiva. Dessa forma, você não precisa se preocupar com a segurança da infraestrutura física e pode focar na proteção digital de seus dados e cultura de cibersegurança na empresa.

4. Não necessita de altos investimentos em hardware

Ao adotar a Infraestrutura como Serviço, você não precisa investir em hardware, reduzindo os custos operacionais. Além disso, pode contar com a expertise da empresa provedora para garantir a segurança e a performance adequada às suas necessidades quando utilizar a infraestrutura.

5. Aumenta a agilidade de sua equipe de TI

Certamente, esse é um ótimo motivo para implementar o IaaS em sua empresa. Além de reduzir os custos de operação, o recurso aumenta a produtividade e melhora a capacidade de resposta aos requisitos de negócios. Com uma infraestrutura altamente escalável e flexível, você pode, rapidamente, provisionar recursos adicionais quando necessário e reduzir os custos de operação.

A Infraestrutura como Serviço pode ajudar muito as empresas a se adequarem às novas necessidades de conexão instantânea, mobilidade e segurança requeridas pelo mercado moderno. E, até aqui, você nos acompanhou por uma exploração dos principais elementos dessa tecnologia e seus detalhes.

A Infraestrutura como serviço é, inegavelmente, um aspecto extremamente valioso para prestarmos atenção, devido à sua facilidade de implementação e economia de recursos gerada durante sua utilização. É certo que sua aplicação em empresas de todos os modelos e sua utilidade ficará por ainda muito tempo no mundo dos negócios e nos mais diversos tipos de aplicação.

Se você tem outra vantagem muito importante que a IaaS pode trazer às empresas e que não abordamos aqui, não deixe de compartilhar suas ideias conosco: deixe seu comentário!

Continue navegando pelas categorias de conteúdos