Computação Cognitiva


Máquinas interagem com pessoas, de forma humanizada

O termo Cognição refere-se a como os seres humanos adquirem conhecimento, usando seus sentidos, para tomar uma decisão. Apesar de não haver consenso sobre a definição de Computação Cognitiva, pode-se considerar que é a computação voltada à geração de conhecimento baseado na interpretação e extração de significado dos dados.

Na Computação Cognitiva estão as ferramentas que fazem o processamento e o entendimento da linguagem natural, seja escrita ou falada, a análise do sentimento humano por trás da linguagem, o reconhecimento facial e de objetos, entre outras. Há aprendizado envolvido, com a máquina aprendendo conforme o uso; há interatividade entre humanos e máquinas; há processos complexos de computação, em que são levados em conta o contexto, o significado, múltiplas fontes de informação, localização, histórico, evidências, antecedentes, comparativos etc.

Habilidades


Devemos esperar que os sistemas cognitivos computacionais interajam com os seres humanos de forma natural através de escrita, som, imagens e sensores. Para isso, os sistemas cognitivos devem possuir algumas habilidades, tais como:

Aprendizado de máquina.
Reconhecimento de padrões.
Retenção de conhecimento.
Recuperação de informações.
Processamento de linguagem natural.

4 princípios


O funcionamento básico de um sistema cognitivo computacional deve obedecer 4 princípios: Entender, Raciocinar, Aprender e Interagir.

Entender é a capacidade que a máquina tem de interpretar as diversas formas da linguagem natural. Raciocinar é a capacidade dos sistemas cognitivos, através da geração de testes de hipóteses, de fornecer as recomendações mais confiáveis, para que nós seres humanos tomemos as melhores decisões. Aprender refere-se à retenção do conhecimento, através do aprendizado de máquina, no instante em que os eventos de linguagem natural vão ocorrendo. Interagir, por fim, é a capacidade do sistema cognitivo de responder ao ser humano em linguagem natural (escrita, som, imagens, movimento etc.).

Computação Cognitiva: temos vários casos de sucesso. Fale conosco!