As 7 principais aplicações de inteligência artificial nas empresas!

No mundo corporativo, as empresas recebem dados e informações a todo momento. Sejam de fornecedores, sejam de clientes, eles ficam disponíveis para análise. Saber extrair o que tem de mais valioso neles é um diferencial. Ferramentas que têm como base a inteligência artificial conseguem compilar dados de uma maneira bem mais eficiente do que uma pessoa faria.

Inteligência artificial é uma tecnologia com capacidade de realizar atividades no lugar dos seres humanos. São softwares e máquinas desenvolvidos para ter comportamento inteligente, ou seja, seu pensamento se aproxima do pensamento de um ser humano em razão de uma capacidade que faz parte do conceito de inteligência: o aprendizado.

Diferentemente de um software convencional, soluções que exploram a inteligência artificial conseguem “aprender” a melhorar o próprio serviço a que se destinam. Hoje em dia, é possível observar a implementação desses softwares em celulares, casas, carros, empresas etc.

Especificamente nas empresas, a inteligência artificial é utilizada como forma de potencializar os resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo. Ela pode ser implementada em diversos setores para melhorar o desempenho de tarefas e ajudar os profissionais de gestão a mapear processos.

Pensando nisso, neste post, trazemos as 7 principais aplicações de inteligência artificial nas empresas. Acompanhe a leitura e confira!

1. Chatbots

Os chatbots utilizam a linguagem para conversar com as pessoas de maneira natural e pré-programada. Reconhecem nomes e números de telefones e reproduzem o comportamento humano.

Eles podem ser integrados a outras ferramentas e bancos de dados, automatizando rotinas simples de cadastro, atualização e consulta de informações. Essas integrações deixam os serviços mais rápidos, melhorando a experiência do cliente.

A CNH Industrial, uma empresa líder global de bens de capital, é um exemplo de empresa que investiu em uma solução de inteligência artificial com chatbots. A plataforma é responsável por atendimentos considerados simples. Houve redução de 10% no volume de ligações para o help desk e de 80% no tempo de resposta de abertura de chamados.

2. Aplicações de gestão

As aplicações de inteligência artificial para gestão são mais utilizadas em corporações. Elas são úteis para identificar quais colaboradores estão desempenhando as tarefas com mais eficiência.

Contar com esse tipo de ferramenta auxilia a tomada de decisão de gestores, pois eles têm informações precisas e confiáveis sobre os processos da empresa à sua disposição. Quando os dados são relevantes, fica mais fácil analisar quais ações estão dando certo e quais não.

3. Assistente pessoal

Utilizada para marcar reuniões, horários na agenda e atividades do cotidiano, a inteligência artificial como assistente pessoal vai muito além. Uma das mais conhecidas é a Siri, presente nos produtos da Apple. Ela reconhece comando de voz e é utilizada como um facilitador para diferentes funções cotidianas.

Em razão do aprendizado da máquina de inteligência artificial, esse tipo de software costuma ser constantemente atualizado. Com os dados de preferência, ele antecipa as solicitações com base na tendência de comportamento de cada pessoa, ou seja, a experiência do usuário tende sempre a melhorar.

Nas empresas, o assistente virtual pode ajudar a direcionar o usuário para o serviço que melhor se encaixa na sua necessidade, agilizando os processos para funcionários e prestadores de serviços. Um exemplo aplicado em empresas é a Aixa, assistente virtual da Caixa Econômica Federal, que ajudou o banco a se tornar referência em atendimento virtual no Brasil.

4. Mecanismos de segurança

A inteligência artificial também pode ser desenvolvida como mecanismo de segurança tanto em ataques digitais quanto em situações do cotidiano, como eventos.

Na parte digital, o exemplo mais comum é o internet banking. Um serviço de inteligência artificial vinculado aos servidores que hospedam os serviços que compõem o site pode identificar tentativas de ataques com mais rapidez que um humano. Ele também consegue analisar novas modalidades de ataques que foram bem-sucedidos e criar formas de neutralização para evitar novas ocorrências.

Já no mundo físico, podemos utilizar como exemplo a interpretação de câmeras de trânsito, a fim de ajudar as entidades que gerenciam o tráfego a tomar decisões que melhorem o fluxo de veículos nas vias. Serviços de reconhecimento facial também usam inteligência artificial, então também podemos dizer que a IA é capaz de auxiliar no rastreamento de criminosos com a análise de imagens de câmeras de segurança.

5. Predições

As máquinas equipadas com inteligência artificial nas empresas podem ser desenvolvidas para fazer previsões do comportamento humano em determinadas circunstâncias. Essa tecnologia pode ser utilizada em campanhas de marketing, por exemplo, para prever diferentes cenários e possíveis resultados.

A partir dos dados captados, o gestor terá mais informação à sua disposição para determinar os caminhos que a empresa deve seguir de acordo com o resultado esperado da estratégia. A previsão do tempo foi um dos primeiros aspectos em que a inteligência artificial auxiliou a humanidade, por meio do supercomputador Watson, da IBM.

6. Vendas e marketing

Uma das principais vantagens em se utilizar inteligência artificial nas empresas é proporcionar um atendimento de melhor qualidade ao cliente. A personalização do atendimento ao consumidor disponibiliza praticidade e conforto.

O machine learning é uma aplicação em que o sistema aprende a agir por sua conta sem ter que ser programado para a nova função. Com base em seus próprios dados coletados, o programa vai se adaptando.

7. Ensino

No Brasil e no mundo, a educação vem se transformando cada vez mais. A forma como os conteúdos são passados pelo professor nem sempre geram os resultados esperados. Crescentemente, o ensino tem demandado uma maior interação entre alunos e professores dentro de sala de aula como forma de potencializá-lo.

Uma proposta bem interessante é utilizar a tecnologia da computação como professor. Nesse caso, ela atua como um professor que está disponível para os alunos 24 horas por dia. Ele pode ser consultado em qualquer horário e oferece um ensino personalizado e de qualidade.

Implementar a inteligência artificial nas empresas pode potencializar os resultados, deixar os processos mais ágeis e ajudar a reduzir gastos operacionais. Além das vantagens, a experiência do usuário é aprimorada, de maneira que os dados são muito mais acessíveis e corretos. Os relatórios gerados são mais próximos da realidade, ajudando a criar insights que melhorem o processo final.

Preparar uma empresa para utilizar inteligência artificial exige planejamento. Por isso, conte com nossa parceria para vislumbrar e implementar processos relacionados à inteligência artificial e transformação digital.

Gostou de saber mais sobre as aplicações de inteligência artificial nas empresas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que ele ajude mais pessoas!

Continue navegando pelas categorias de conteúdos