Conheça as vantagens de um data lakehouse

Quando uma empresa começa a fazer a coleta de dados ela precisa armazenar esse material em algum lugar. Atualmente, existe a opção de fazer esse armazenamento utilizando um data lakehouse.

Ele vem como alternativa ao data wirehouse e ao data lake. O sistema de trabalho agrupa aquilo que há de melhor nas duas opções, por isso, traz mais flexibilidade para as organizações trabalharem com seus dados.

São várias as vantagens de optar pelo data lakeouse, e neste conteúdo vamos explicar para você quais são elas. Continue lendo para descobrir e ainda compreender melhor o que é o data lakehouse, como ele funciona e quais são os recursos que oferece.

O que é data lakehouse?

É o data lakehouse é uma arquitetura de dados mais moderna que combina as funcionalidades do data wirehouse e do data lake. Assim, forma uma plataforma única que possibilita armazenar dados com baixo custo, mas obtendo funcionalidades para estruturar e gerenciar esses mesmos dados.

Por meio dessa arquitetura, as organizações conseguem trabalhar com armazenamento flexível de dados não estruturados, formando um sistema maior em conjunto com os recursos de dados estruturados do data wirehouse.

Assim, essa tecnologia amplia as possibilidades para as organizações trabalharem com seus dados. Afinal, reúne em um só lugar aqueles que não estão estruturados aos estruturados e, com isso, proporciona a flexibilidade de que falamos. Logo, há uma escalabilidade maior e agilidade para gerar valor a partir desses materiais.

Como o data lakehouse funciona? 

O conceito de data wirehouse surgiu na década de 1980. Com essa arquitetura de armazenamento, podemos ativar dados estruturados para que eles possam ser utilizados em finalidades específicas, seja para geração de relatórios ou para inteligência de negócios.

Muitas empresas ainda utilizam esse tipo de repositório, mas com o Big Data ele se tornou insuficiente. Afinal, por meio dele, as organizações conseguem obter informações a partir de diferentes fontes e nos mais variados formatos.

Eles compõem a maioria do material disponível para elas trabalharem. Porém, são dados que não estão estruturados, logo, não se encaixam no data wirehouse. Foi assim que surgiu o data lake.

Nessa arquitetura, esse grande volume de informações diversificadas e não estruturadas é armazenado em formato bruto. Desse modo, podem ser utilizadas no momento mais conveniente.

Perceba que nos dois formatos existem algumas desvantagens e limitações. O data lakehouse funciona de uma forma que conseguimos aproveitar aquilo que há como característica mais vantajosa nas duas realidades.

Ele centraliza os dados em um só data center, permitindo que todos na organização consigam usar os dados coletados. Utiliza um sistema em nuvem para fazer o armazenamento de baixo custo que encontramos no data lake. Dessa forma, consegue capturar e armazenar um grande volume de dados brutos de todos os tipos.

Mas ao mesmo tempo o data lakehouse contém recursos do data wirehouse. Logo, ele permite fazer a governança de dados, muitas vezes utilizando Inteligência Artificial e aprendizado de máquina para fazer o tratamento dos dados armazenados.

Então, o data lakehouse funciona de uma forma acessível e de baixo custo, mas que agrega funcionalidades da preparação robusta do data wirehouse. Para isso, conta com uma série de recursos, por exemplo, para gerenciamento de dados.

Com eles, conseguimos preparar os dados com mais agilidade para que possam trabalhar juntos e estejam prontos para ferramentas de análise e de inteligência de negócio. Também conta com o recurso de armazenamento flexível, para ser escalado de acordo com a necessidade.

Ainda, utiliza formato de armazenamento em aberto e padronizado, dispõe de suporte em tempo real e suporta várias cargas de trabalho diferentes, para ser utilizado por todas as equipes da organização, desde relatórios até ferramentas de análise e ciências de dados.

Quais são as vantagens de contar com um data lakehouse?

Por todas essas características, já deve ter ficado evidente que o uso de data lakehouse traz uma série de vantagens para as empresas. Mas quais são elas de fato? O que um negócio tem a ganhar com a implementação dessa arquitetura de armazenamento de dados? Veja a seguir!

Custo-benefício mais atrativo

Com o data lakehouse podemos armazenar um grande volume de dados sem a necessidade de manter arquiteturas diferentes. Assim, a relação custo-benefício se torna mais atrativa, inclusive porque podemos adicionar capacidade de armazenamento sem aumentar o poder de computação.

Dados com maior qualidade

Podemos aplicar esquemas para dados estruturados com mais consistência. Isso garante a maior qualidade deles. Sem falar que essa arquitetura aumenta a disponibilidade de novos dados, garantindo que eles sejam recentes.

Arquitetura de armazenamento simplificada

Como dito, o data lakehouse funciona baseado nos princípios do data lake. Sendo assim, ele simplifica o armazenamento, centralizamos as plataformas e conectamos as ferramentas direto com os dados de origem, eliminando a necessidade de extrair ou de preparar para depois enviar para o sistema de armazenamento estruturado.

Alta escalabilidade

Com o uso do data lakehouse seu negócio alcança mais escalabilidade no armazenamento de dados por causa da tecnologia na nuvem. Ela tem um baixo custo e ainda possibilita separar a computação do armazenamento.

Isso fornece a escalabilidade de uma forma praticamente instantânea e quase limitada. Logo, ainda conseguimos escalonar armazenamento e poder de computação de forma separada, acompanhando as necessidades do seu negócio.

Melhoria da governança de dados

Por fim, não podemos esquecer que com o data lakehouse o processo de governança se torna muito mais simples. Ele é utilizado para ampliar o controle sobre a segurança dessas informações, as métricas, acessos e outros fatores fundamentais para gerenciar os dados.

Como o data lakehouse pode ser utilizado?

É por causa de todas essas funcionalidades que o data lakehouse pode ser utilizado para os mais diferentes fins. Conforme explicamos ao longo do artigo, o material que ele armazena é útil desde a criação de relatórios até processos mais complexos. 

A arquitetura é muito útil na análise de dados, ciências de dados, inteligência de negócios e machine learning. De toda forma, os seus componentes de ingestão, gerenciamento e de análise de dados possibilitam a exploração dele a partir de diferentes ferramentas, atendendo as necessidades dos usuários.

Logo, as possibilidades são inúmeras, e com o data lakehouse é possível desenvolver soluções para os mais diferentes cenários. Tudo é feito de uma forma rápida, com acesso simples e aberto para todos dentro da organização, o que aumenta a eficiência e o poder de decisão em seu negócio.

Quer saber como implementar essa tecnologia na sua empresa? Acesse o site da Scala IT e conheça as soluções disponíveis para você.

Continue navegando pelas categorias de conteúdos

plugins premium WordPress