“Há um ano atrás eu estava em tratamento de combate ao câncer de mama. E hoje após finalizar quimioterapia, radioterapia e a imunoterapia, posso dizer que faço parte da estatística que fazendo a prevenção, exames anuais, diagnóstico precoce e apoio médico e familiar, é possível vencer esta doença.”
Conta Elaine Ferreira, Gerente de Negócios Scala.

Todos os anos são descobertos 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, é o mais comum entre as mulheres e também a principal causa de morte por câncer no país. Mas se descoberto em estágio inicial, as chances de cura são de até 95%. 

A luta contra o câncer de mama é uma jornada cheia de desafios e transformação. Os desafios foram vários, porem a vontade de viver, e entender que tudo passa, foi maior que os desafios que eu tive durante o tratamento.   

O primeiro desafio que a maioria das mulheres é a ação de fazer o exame de mamografia (o principal exame para diagnosticar) e durante o meu processo , várias amigas chegaram a dizer que não faziam o exames a anos, e isto me assuntou muito, pois o pensamento que predomina na maioria (independente do gênero) a frase é a mesma: “quem procura acha” – que vem de um pensamento do século passado, onde os recursos e tecnologia estavam em evolução e as chances de curas não eram tão expressivas como hoje.

Precisamos deixar este pensamento no passado e agir preventivamente com a nossa saúde, pois sem o diagnostico precoce as coisas ficam bem mais complicadas. Então, acredite, o melhor caminho sempre é a PREVENÇÂO!

E quais foram alguns dos desafios que enfrentei? 

1 – O cabelo caiu e fiquei sem sobrancelha;

2 – O tratamento antecipou a minha menopausa;

3 – Não dormia mais uma noite de sono continua;

4 – Afastamento de amigos;

5 – Não poder fazer unha, pintar o cabelos. 

E como lidei com tudo isto e muitas outras situações? Com um único pensamento – estou renovando tudo na minha vida – o que adianta a vaidade se eu não estiver viva?  

Então sempre me olhava no espelho e dizia – hoje estou melhor que ontem e cada dia irei me cuidar mais. Os amigos, se renovam, as noites de sono vão melhorando e tem solução , e depois de um ano pude fazer a unha e cabelo cresceu forte, lindo e amei toda renovação. 

E vocês podem estar perguntando – Mas Elaine da onde você tirou forças?
A resposta é: do autoconhecimento, da minha espiritualidade e amor incondicional da minha família. 

O autoconhecimento é uma jornada que iniciei a muitos anos na minha vida, sempre tive sede de me conhecer melhor, para sentir profundamente a minha essência e cada dia me tornar um ser humano melhor. Isto é um trabalho diário, de se olhar e entender o que pode ser mudado. E o autoconhecimento tem ligação direta com a espiritualidade, sou católica e respeito todas as religiões, diariamente tenho meu momento de especial para alimentar o meu espírito, assim como faço meus exercícios diários na academia e também tenho hábito de ler, ouvir ensinamentos através da filosofia, cuido da minha mente, corpo e espírito. Com esse autocuidado eu me torno cada dia mais confiante e feliz. 

 

Prevenir, Tratar e Curar!

O auto cuidado é uma responsabilidade que cabe a nós, cuide-se primeiro, pra depois cuidar dos outros, pois só podemos cuidar de alguém se estamos bem. Lembrem-se da tríade poderosa num tratamento, você faz a sua parte, os médicos fazem a deles e Deus cuida de tudo.  

O livro “Vencer o Câncer de Mama”, é uma obra coordenada pelos oncologistas Antônio Carlos Buzaid, Fernando Maluf e Debora Gagliato, que aborda a doença nos mais diversos aspectos. Este livro me ajudou muito a entender todo processo de aceitação e também a enxergar o que eu poderia melhorar na minha qualidade de vida, que foi uma das grandes transformações que vivi, adquirindo novos hábitos pro resto da minha vida.

A  revisada, conta com um novo capítulo, que destaca mais uma inovação no tratamento: os anticorpos conjugados à droga. Trata-se de uma classe terapêutica em expansão, que pretende minimizar os danos às células saudáveis e ser mais eficiente contra as células doentes.  A medicina avança a todo momento, então vamos nos prevenir para que possamos usufruir de um tratamento que nos ajude a ter mais vida e vida em abundancia. 

Acessem no link abaixo a nova edição:  

VENCER O CÂNCER DE MAMA – 3ª EDIÇÃO 

Autores: Antonio Carlos Buzaid, Fernando Maluf e Debora Gagliato 
Realização: Instituto Vencer o Câncer
Apoio: BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo 

Para baixar o livro clique aqui 

 

CAFÉ ROSA SCALA: ESPECIAL OUTUBRO ROSA.

Na próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, teremos um encontro super especial com todas as mulheres da Scala. Faremos um café rosa a partir das 15h presencialmente em São Paulo e online, com roda de conversa com especialistas e apoiadores da causa, será uma tarde muito gostosa e cheia de informações sobre essa causa tão importante. 

E queremos compartilhar e contribuir com o trabalho social incrível da ONG Américas Amigas. Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização da Sociedade Civil (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos que combate o câncer de mama. Que tem como missão promover, em território nacional, a queda da mortalidade por câncer de mama para a população em situação de vulnerabilidade social por meio de conscientização, informação e acesso à detecção e ao diagnóstico precoce da doença.

Suas ações estão baseadas em três pilares principais:
– Programa de doação de equipamentos e insumos;
– Programa de Capacitação e treinamento;
– Programa de doação de exames.
Esses três pilares estão permeados por iniciativas de conscientização e informação sobre a doença.


‍Para saber mais sobre esse projeto acesse: https://www.americasamigas.org.br/old-home