Inteligência Artificial

Reinvente seu negócio com Inteligência Artificial do IBM Watson, que entende todas as formas de dados e aprende com eles.

 

Você se acostumou a introduzir dados em computadores de forma que a máquina consiga processá-los. Mas, com o IBM Watson, esse trabalho é coisa do passado.

IBM Watson é capaz de entender e captar dados de documentos, artigos, anotações feitas à mão, fotos, vídeos, desenhos, áudios, pdfs, páginas da internet, posts de redes sociais etc, os chamados dados não estruturados. Trata-se de um sistema cognitivo que pode entender esses dados, aprender com eles e raciocinar a partir deles. A plataforma se vale da linguagem humana, da forma como ela se apresenta, e da inteligência artificial para analisar quantidades gigantescas de dados, fazer análises preditivas e fornecer respostas.

O que o IBM Watson pode fazer pela sua empresa:

  • Responder dúvidas, sejam elas de pesquisadores, do mercado, de clientes, do SAC.
  • Extrair informações importantes, analisando milhares de documentos.
  • Revelar insights, padrões e correlações entre dados não estruturados.
  • Fazer análises preditivas para identificar a probabilidade de resultados futuros.

Empresas da área de saúde, varejo, bancos e todas aquelas que têm que realizar atendimento a clientes, entre outras, estão usando o IBM Watson para se reinventar.

A tecnologia tem o potencial para transformar o comércio e a indústria. Na área de saúde, por exemplo, pode ajudar médicos a diagnosticar doenças e encontrar os medicamentos e tratamentos mais eficientes. Comerciantes podem usar a tecnologia para ajudar compradores a encontrar exatamente o que estão buscando. Um turista pode se beneficiar de uma plataforma capaz de mapear as melhores opções disponíveis de destino e rotas de transporte, segundo variáveis tão improváveis como “um lugar que tenha sol, mas não seja tão quente”.

A história

 

Foi em fevereiro de 2011, que o IBM Watson ganhou notoriedade ao vencer dois campeões históricos do programa americano Jeopardy! No confronto máquina x homens, Watson levou a melhor, durante 3 episódios do programa, ao analisar 200 milhões de páginas de livros para responder, em segundos, às perguntas feitas pelo apresentador do programa. E que perguntas! Watson é capaz de entender a linguagem, o jogo de palavras, o duplo sentido, a ironia e separa a informação relevante daquela “enrolação” que muitas vezes acompanha o raciocínio humano.

IBM Watson foi desenhado por um time de especialistas para vencer o programa, mas não demorou para que dezenas de outros usos surgissem e a tecnologia fosse aprimorada. Watson representa uma nova geração de softwares, que pode encontrar respostas em dados não estruturados de forma mais eficiente do que a atual tecnologia de buscas e pesquisas.

O futuro já chegou, com o uso da computação cognitiva. Saiba mais. Fale conosco.